27.9.04



Adsense: o Fábio explica

O Fábio "The Man" Sampaio me mandou um email tão interessante sobre o funcionamento dos anunciozinhos, que pedi a ele licença para postar aqui.
Vc já deve saber disso mas, repetindo, o Adsense exibe os anuncios dependendo de onde o usuário final (visitante da pagina) está localizado, em um processo chamado IP "geotargeting". Até onde pude verificar, o Adsense se guia por palavras-chave encontradas na sua página, que são comparadas com as palavras-chave fornecidas pelos anunciantes.

O processo é "marromenos" ilustrado aqui e aqui.

Quando seu blog é "vasculhado" pelo Google ele deve armazenar em algum lugar as palavras-chave encontradas no(s) site(s) da sua conta, que serão utilizadas para fazer o "matching" dos anunciantes a serem exibidos.

As exceções ficam por conta dos bloqueios dos anunciantes e dos bloqueios pela sua conta no Adsense, o que reforça a provável utilização de um database que é atualizado periodicamente segundo os critérios do Google.

E esse database deve ser atualizado "cross-location" ou seja, o Google varre o database de anunciantes e verifica quais palavras-chave encontradas em seu site estão em consonância com qual localização informada pelos mesmos. Acredito que esse processo deva ser otimizado por reconhecimento de idioma através do algoritmo das "3 letras" encontrado em algumas subrotinas por aí.

Ou seja, o anunciante faz campanhas utilizando "geotargeting" e o Google busca no database a comparação entre as palavras-chave encontradas em seu site versus a localização do visitante, e mostra o anúncio mais adequado.

Caso o Google não encontre esse par localização-palavra-chave, então exibe aqueles anúncios horrorosos tipo "Qual o mais baixo ponto da Terra?".

A falha pode ser da falta de anunciantes para o local dos seus visitantes ou então a falta de palavras-chave em seu site para exibir anunciantes.

Interessante que o Google poderia exibir qualquer anúncio, mas prefere não fazê-lo. Também não sei o critério que o Google utiliza para alternar anunciantes.

Aqui está um link que mostra como os anunciantes podem fazer campanhas; aqui há outro link para explicar como o anunciante escolher boas palavras-chave.

Para poder ver os anúncios exibidos em cada localidade, utilize o Adsense Preview. Para saber onde vc está via IP targeting utilize este link.

Existem dezenas de sites pela web oferecendo produtos para como obter o máximo rendimento a partir do Google Adsense, ou seja, quais palavras-chave colocar em sua página (mesmo que escondidas) para atrair os anunciantes que mais pagam por cada CPR (cost-per-click).

Adorei a explicação, mas certas coisas ainda escapam à minha compreensão. Por exemplo, quando estava fazendo uma pesquisa sobre capivaras (ou capybaras, em inglês) achei um monte de Adwords de pousadas no Pantanal -- muito mais interessantes, convenhamos, do que mais um servidor barato na índia!

E, apesar de falar tanto na Família Gato, nunca vi nenhum anúncio de ração para gatos, cães ou periquitos adornando estas páginas.

Tudo bem, deixa estar.

Qualquer hora conto para vocês como foi que ganhei mais de US$ 500 jogando em caça-níqueis de cassinos online. Eu estava fazendo uma reportagem sobre jogo online; gastei US$ 25, e tive um belo lucro. Por outro lado, nunca mais consegui me livrar dos spams dos cassinos...

Nenhum comentário: