Fotolog + Ubbi:
como marcar um gol contra
Depois de muito tempo de busca, o Fotolog finalmente conseguiu uma parceria na América Latina. Associou-se ao provedor gratuito Ubbi, o que pode resolver parte dos sérios problemas de performance que enfrenta por causa da sua grande quantidade de usuários, além de permitir aos fotologgers da região o pagamento de mensalidades em moeda local. Com isso se matam dois robustos coelhos de uma só cajadada, já que os brasileiros, maioria entre os usuários (cerca de 213 mil no fechamento da edição), têm dificuldades em se cadastrar como pagantes junto ao PayPal, eficiente mas enroladíssimo sistema americano, que só aceita dólares.
O que poderia ter sido motivo para júbilo e comemoração, porém, caiu como uma bomba no meio da comunidade. De um minuto para outro, sem qualquer aviso prévio, todos os usuários sul americanos — inclusive os que pagam U$ 5 mensais como contribuição ao serviço, conhecidos como Gold Cams (de Golden Camera) — foram contemplados com um banner horripilante, apoiado, ainda por cima, por um texto patético:
“Nossos fotologgers na América do Sul verão, a partir de agora, um pequeno cabeçalho Ubbi no topo de nossas páginas. Nossos usuários gratuitos verão neste cabeçalho publicidade de patrocinadores que apóiam o Fotolog. Os Gold Camera Members na América do Sul, neste espaço, verão apenas os olhinhos amigáveis do logo de Ubbi! ”
Assim é que, numa única tarde, duas das grandes forças do Fotolog, a universalidade e a limpeza do design, ruíram fragorosamente. Enquanto o resto do mundo continuava desfrutando do bom e velho layout, nós, cucarachas, não podíamos mais dar um clic sem esbarrar nos abomináveis “olhinhos amigáveis” — que, inicialmente, ocupavam pelo menos três vezes mais espaço do que a marca do próprio Fotolog. A medida pode não ter sido gerada por preconceito, mas ela funciona, efetivamente, como uma segregação visual humilhante.
Resultado: poucas vezes uma marca relativamente desconhecida conseguiu angariar tantos inimigos em tão pouco tempo. Duas horas depois dos infames “olhinhos amigáveis” entrarem no ar, o Fotolog era um festival de protestos contra o Ubbi, dos velhos palavrões e fotos pornográficas com que turmas de adolescentes costumam saudar toda e qualquer mudança no site a ponderações sérias como as de Sinistra, estrela absoluta da casa, que observa, com razão, que não basta eliminar o banner das páginas dos pagantes para restabelecer o equilíbrio ecológico do sistema. Afinal, o barato do Fotolog não é apenas ver, mas também ser visto — e ninguém se sente bem em perder horas de trabalho editando fotos e combinando cores numa página para que, no fim, tudo seja estragado por um cabeçalho horrendo.
Há ainda outra questão a considerar, especialmente no caso dos usuários de maior visibilidade, como Sinistra, Bsamp, os Zipper, Helenbar e Cris Carriconde, por exemplo, todos Gold Cams e todos igualmente furiosos com os aspectos visuais da associação Ubbi + Fotolog. É que a marca está pegando carona na sua popularidade, sem que, em qualquer momento, eles tenham sido consultados a este respeito.
Em tempo: antes mesmo que os “olhinhos amigáveis” pudessem piscar, um jeitinho de tirá-los do ar já havia sido descoberto e circulava pelo site. Isso não atenua a questão básica da falta de sensibilidade demonstrada pelo Fotolog mas, pelo menos, resolve o problema estético. Subi as receitas para Mac e PC para www.ubbi.tk.
(O Globo, Info etc., 19.7.04)
Em tempo: Para quem está perguntando, já que o último post foi meio críptico: meu fotolog está fechado, sim. Adoro meus amigos fotologueiros e a variada e divertida comunidade que lá se formou, mas acho que a falta de sensibilidade da administração passou dos limites.
Criar um gueto visual para uma região geográfica é inaceitável.
Até segunda ordem, estou no Fotola, onde, aos poucos, vai se formando um interessante núcleo de dissidentes. O Fotola é pequeno, estranho e "devagar" em comparação com o Fotolog, mas para mim está de ótimo tamanho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário