20.4.04



A Secretaria de Segurança responde

Hoje de manhã, recebi um email de Carlos Henrique Vasconcellos, coordenador de comunicação social da secretaria de Segurança Pública do RJ. Diz o seguinte:
"O espaço cedido em sua coluna do dia 15 de abril às virulentas e desrespeitosas críticas do professor Silvio Reis – classificadas pela ilustre jornalista como “desabafo” – à autoridade conferida à governadora Rosinha Garotinho pelo povo do Estado do Rio de Janeiro e ao secretário de Segurança Pública e ex-governador do Rio, Anthony Garotinho, por ela nomeado, terminou por lançar ofensas que não contribuem em nada com o que há de mais importante no jornalismo: a promoção do debate para a paz social.

A publicação de um texto marcado pelo irracionalismo e absolutamente destoante do tom empregado pelo titular da coluna em sua dura (mas respeitosa) crítica aos episódios que envolveram a tentativa de invasão da Rocinha, ultrapassou os limites do aceitável. A tentativa de achincalhe, que beirou o xingamento, da autoridade máxima do Governo do Rio e do ocupante de uma das mais importantes de suas secretarias de Estado é um absurdo. Impressiona-me o fato de que, mesmo com a drástica redução dos atuais índices de criminalidade no Estado, o suposto exercício da democracia não tenha sido utilizado tão ferozmente contra aqueles que, nos últimos anos, estiveram à frente do governo e pouco ou nada fizeram para combater, de fato, à criminalidade.

Sinceramente, seria muito melhor que, neste momento, estivesse aqui somente rebatendo as críticas feitas por você, Cora, mas, infelizmente, a abertura para uma crítica de tão baixo nível definiu como prioridade a discussão em um outro plano, ou seja, o do papel da imprensa no tratamento das questões que envolvem o Estado e o Governo. Afinal, é necessária a seguinte reflexão: por que a sensação de insegurança não condiz com a realidade de que o tráfico de drogas está sendo enfraquecido economica e belicamente, não somente na Rocinha, mas na maioria das 600 favelas da Região Metropolitana do Rio? Vamos ao debate."

Carlos Henrique Vasconcellos, coordenador de Comunicação Social da Secretaria de Segurança Pública do RJ
Será publicada na minha coluna de quinta; mas já na edição de amanhã do Globo vocês poderão ler as novidades a respeito do enfraquecimento bélico dos traficantes.

Nenhum comentário: