8.4.04



Chalabi 1 x BBC 0

Nunca tive boa impressão de Ahmed Chalabi, o suposto líder iraquiano apoiado pelos Estados Unidos. Agora, porém, a BBC está me fazendo mudar de idéia.

Estou assistindo a "Hard Talk", um programa de entrevistas que costumava ser bom, mas está apenas ridículo. No lugar de Tim Sebastian, uma entrevistadora, que obviamente decidiu que Chalabi é um marginal, tenta bancar a dona da verdade com ele -- que está se saindo muito bem.

Para começo de conversa, responde com calma às perguntas histéricas, mal formuladas e, sinceramente, bastante bobas da moça; e cobra dela a objetividade que ela, como jornalista, deveria ter por princípio.

Acho que todo entrevistado tem que ser tratado com cortesia e, na medida do possível, com tranquilidade. Não adianta gritar, fazer cara feia e não deixar que responda a perguntas acusatórias; em última instância, cabe ao público decidir se ele merece ou não confiança, e se está ou não com a razão.

A isso se chega com boas perguntas e com fatos bem apurados.

Não suporto essas entrevistas em que os jornalistas tratam os entrevistados como criminosos -- ainda que eles o sejam -- e não os deixam terminar sequer uma frase.

Arre!

Nenhum comentário: