24.11.03



Notícias do mundo, pelos amigos

As fotos podem não ser tão espetaculares, mas são mais íntimas do que qualquer coisa que se tenha (ou se possa) ver na imprensa: o Reino Unido explode em protestos no Fotolog. Aqui um grupo de escoceses encara o frio e faz vigília em Glasgow, ali mãos desconhecidas colaram, num poste, o cartaz que avisa que o assassino está chegando; num mercadinho, uma senhora faz seu protesto solitário; na rua, alguém acrescentou um H às letras que avisam, no asfalto, a parada de ônibus. Bus(h) Stop.

Enquanto isso, na área de comentários, os americanos agradecem a força, apóiam os protestos, vibram com a “recepção”:

“Eu tenho que dizer isso, ainda que saiba que o Fotolog não é político” — desabafa o grande Colorstalker (Tim Connor), um dos melhores fotógrafos da comunidade, no fotolog de um amigo virtual londrino. “Se você acha que Bush é um idiota completo e que, justamente por isso, é extremamente perigoso, por favor faça o que estiver ao seu alcance para tornar a visita dele ao seu país a mais desconfortável possível! Muitos americanos (que Deus perdoe meu país por sua teimosa ignorância) podem ser convencidos de que os franceses e outros europeus não são de confiança, mas os ingleses são geralmente bem-vistos (lutamos ombro a ombro em duas guerras, blá blá blá — e, ainda por cima, meio que falam a nossa língua!). Assim, uma demonstração maciça de resistência à Guerra Sem Fim aos Agentes do Mal vai ser difícil de ignorar por aqui. Precisamos expulsar esse cretino carola & sua corja de hiper-capitalistas da Casa Branca! ”

Pedidos para que os ingleses fiquem com Bush e não o deixem voltar são incontáveis; e algumas respostas são ótimas. Duas das que encontrei sugerem, coincidentemente, que ele seja despachado para uma outra ilha: Elba ou, melhor ainda, Guantanamo.

Num mundo menos selvagem, começamos a ver a mudança das estações. As cores de outono que coloriam os fotologs do Hemisfério Norte vão dando lugar a vários tons de cinza; no fim da semana passada, já nevava em diversos pontos do planeta. Mal posso esperar pelo verão, e pelo contraste entre as nossas fotos a 40 graus esturricantes graus contra as imagens geladas do povo lá de cima...

(O Globo, Info etc., 24.11.2003)

Nenhum comentário: