De todas as comunidades sociais, as mais diversificadas geograficamente são, sem dúvida, as desenvolvidas em torno de fotos, como o velho Fotolog, o Flickr e a comunidade da hora, o Instagram. Explica-se: imagens são uma linguagem universal. Enquanto no Facebook e no Twitter os idiomas são barreiras que mantém as conversas basicamente entre conterrâneos, no planeta foto fazem-se amigos nos quatro cantos do mundo.
O terremoto e a tsunami que atingiram o Japão ontem foram mais uma prova disso. Enquanto no Twitter e no Facebook o assunto era tratado de forma genérica, quase noticiosa, no Instagram a tragédia adquiriu um cunho pessoal. É que todos nós que usamos o sistema temos, a essa altura, os nossos “amigos” japoneses, usuários cujas fotos curtimos e com quem até trocamos uma meia dúzia de palavras, no inglês arrevesado que costuma ser a língua universal da Net.
Os tributos foram variados e comoventes, a transcrição visual de “Estamos com vocês!”. Em muitos casos, as imagens até deram vez a palavras, escritas no Notes e capturadas em tela. Poucas horas depois da notícia da catástrofe se espalhar pelo mundo, a página que mostra o que está bombando na rede já refletia a preocupação geral do grupo.
Muito bonito de se ver!
* * *
Não tem para mais ninguém. Os Angry Birds são os reis dos games, e começam a ultrapassar as fronteiras dos smartphones onde fazem tanto sucesso. Já podem ser encontrados em forma de bichos de pelúcia e estampados em camisetas, e vão fazer dobradinha com filme de sucesso garantido, a animação “Rio”, de Carlos Saldanha.O jogo parceiro do filme chega a um celular perto de você no dia 22 de março, com 60 níveis diferentes e muitas surpresas prometidas pelos desenvolvedores (que também garantem mais níveis num update futuro). Como vem ligado ao filme, Angry Birds Rio terá mais enredo do que tem habitualmente. Dessa vez, os passarinhos furiosos vão brigar contra contrabandistas de aves raras.
E, por falar neles, ontem chegou à Appstore e ao Android Market a nova versão de Angry Birds Seasons, um update grátis para quem já comprou o ABS. A ocasião é o Saint Patrick’s Day, dia do santo protetor da Irlanda, comemorada com pompa, circunstância e muita cerveja (verde!) pelo mundo angloparlante.
* * *
Se 2011 está sendo o ano dos tablets, 2012 promete ser o ano do 3D. De acordo com uma pesquisa da Consumer Electronics Association (CEA), praticamente um em cada quatro usuários de câmeras digitais manifestaram interesse em comprar uma câmera 3D no ano que vem.Os principais motivos mencionados pelos entrevistados foram interesse na tecnologia (61%), gosto por uma nova alternativa fotográfica (55%), vontade de estar na vanguarda da tecnologia (23%) e a crença de que o 3D os tornará mais criativos (22%).
Segundo a CEA, os consumidores pretendem usar as câmeras 3D de forma diferente do que usam as suas câmeras tradicionais: saem as fotos da família e dos animais de estimação, e entram as de paisagens, edifícios, monumentos e locais históricos.
Cerca de 10% dos usuários também pretendem comprar filmadoras 3D e, como seus colegas que querem partir para fotos 3D, também eles têm intenção de filmar paisagens e monumentos, embora 45% deles vejam muito futuro na tecnologia para a filmagem de eventos esportivos.
Taí: tem gosto para tudo, mesmo.
(O Globo, Economia, 12.3.2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário