5.7.10

Xperia 10: alguns milímetros a mais





De todos os sistemas operacionais móveis que conheço, o Android é, atualmente, o meu favorito. Duas coisas, porém, ainda me impedem de ser completamente feliz com um aparelho Android: a vida modesta das baterias nos que testei até agora, e a ausência de uma câmera de respeito.

O Motorola Milestone, por exemplo, que a meu ver continua sendo o melhor Android disponível no Brasil, padece de bateria fraquinha, embora tenha uma câmera bastante razoável. Seu irmão Dext tem uma bateria melhor, um teclado sensacional mas, infelizmente, deixa a desejar como câmera.

Por essas e outras é que eu punha tanta esperança no Sony-Ericsson Xperia 10. Os aparelhos da SE costumam aproveitar bem as suas baterias e, sobretudo, são conhecidos pelas câmeras imbatíveis. Imaginem: um Android com uma câmera de respeito? Sonho total!

Mas... Pois é, pois é. Há sempre uma conjunção adversativa na vida dos apaixonados por smartphones. Meu caso de amor com o Xperia acabou comprometido, de saída, pelo tamanho do brinquedinho. Não gosto de celulares muito pequenos, mas descobri, com ele, que há um tamanho máximo para cada mão. Adorei o aparelho, mas para um caso tórrido e passageiro; continuo, contudo, na busca de um companheiro para o dia-a-dia, de um celular perfeito para chamar de meu.

Começando do começo: como seria de esperar de um Sony-Ericsson, o Xperia 10 é lindo. O design é impecável, assim como a interface. Tudo é bem pensado e bem acabado no aparelho. A tela, sobretudo, chama a atenção: afinal, tem 4”, o que é uma enormidade em termos de celular. Mas é a partir dela que começam os problemas: um telão desses consome uma energia danada e, ao mesmo tempo, cobra o seu preço em tamanho.

A olho nu, vistos um ao lado do outro, o Xperia 10 e o iPhone 3GS têm praticamente o mesmo tamanho; o Xperia tem 3,5mm a mais de altura e cerca de um milímetro a mais de largura. Na mão, essa diferença irrisória parece ser mais. (Felizmente a Sony-Ericsson sabe que nem todos os usuários nasceram iguais, e lançou algumas variantes interessantes do seu atual carro chefe: o Xperia 10 Mini já está nas paradas, e o Xperia 10 Mini Pro, que acaba de ser lançado na Europa, tem, inclusive, um esperto tecladinho Qwerty.)

Como o Dext, da Motorola, o Xperia 10 usa a versão 1.6 do Android, relativamente antiga. Isso não chega a ser grave, até porque comenta-se que está para sair um update para a versão 2.1.

Como se esperava, a câmera de 8MP é uma das melhores do mercado, se não a melhor. Além disso, o software de tratamento de imagem da SE é ótimo, e dá ao usuário enorme flexibilidade com suas figurinhas. Essa flexibilidade se nota também na hora de rever fotos, vídeos, música. Tudo fica junto numa mesma área, denominada “Mediascape”: é só dar um toque e navegar à vontade pelos arquivos.

Nessa hora, o Xperia 10, com sua tela sensacional e seu som excelente, é rei: um tabletinho campeão para curtir todo o conteúdo que cabe no seu cartão de 8Gb.


(O Globo, Revista Digital, 5.7.2010)

Nenhum comentário: