8.3.10

Uma bola gira no espaço

Quem não estava no Maracanã no dia 16 de julho de 1950 estava, provavelmente, ouvindo rádio. Mas esqueçam a imagem clássica do torcedor de ouvido colado ao radinho de pilha: o transistor ainda não havia entrado em cena, e os rádios eram, em sua maioria, objetos de mesa bastante volumosos. As válvulas impediam a miniaturização, fazendo com que mesmo os raros portáteis fossem pesados e desajeitados. Além disso, nenhum deles saia falando assim que era ligado. Válvulas eram seres delicados, que precisavam de um calorzinho confortável para trabalhar.

A triste notícia da derrota da seleção brasileira para o Uruguai chegou ao povo entre chiados e ruídos. Mas este som quase inaudível estava por um fio – e por algumas baterias, e alguns componentes que fizeram grande diferença.

Quando o Brasil ganhou sua primeira Copa, em 1958, o rádio de bolso já existia há um ano. Era um lançamento da empresa que viria a se chamar Sony (adotando o nome do aparelhinho) e, embora a concorrência observasse, com desdém, que os seus vendedores usavam camisas com bolsos estranhamente grandes, o modelo pegou, e popularizou-se em dois tempos.

Ele é, por sinal, o aparelho de comunicação mais bem sucedido de todos os tempos: supõe-se que existam no mundo cerca de sete bilhões de unidades. Não sei quem faz essas contas nem como elas chegam à internet, mas lá está, e é espantoso...

Com a proximidade da Copa de 2010, já estão chegando à redação dúzias de releases sobre os parceiros tecnológicos do evento, e das extraordinárias redes e instalações que vem sendo preparadas. Coisa nunca vista, garantem todos, e certamente é verdade, porque quatro anos no mundo da tecnologia equivalem ao desenvolvimento de algumas décadas no mundo low-tech, se não a alguns séculos. Sou testemunha de que, em 2006, ainda havia muito a fazer. Fui à Copa da Alemanha, e sofri junto com os colegas que usavam as salas de imprensa para transmitir textos e fotos.

Mas o mais interessante é que, nesta Copa de 2010, torcedores do mundo inteiro estarão com aparelhos tão pequenos quanto os velhos radinhos em mãos – só que eles serão celulares poderosos, com boa capacidade de conexão e habilidade para desempenhar uma infinidade de funções, entre elas receber, ao vivo, as imagens perfeitas da TV digital.

Isso, claro, se tudo funcionar direitinho – ressalva fundamental quando se fala em qualquer espécie de tecnologia.

De qualquer forma, poucas coisas resumem tão bem o vertiginoso salto dado pela humanidade ao longo do último meio século quanto a comparação entre os gadgets dos torcedores das Copas da Suécia e da África do Sul. Tão próximos no tempo que, em muitos casos, são a mesma pessoa -- apenas 50 anos mais velha -- eles estão a tal distância tecnológica uns dos outros que, a rigor, poderiam viver em planetas diferentes.

E, considerando o quanto a Terra mudou, vivem mesmo.


(O Globo, Revista Digital, 8.3.2010)

Nenhum comentário: