30.11.09

No hospital de pássaros jainista


O hospital, ao lado do templo em Chandni Chowk, é bem movimentado.

Enquanto eu estava lá, apareceram três emergências: uma moça trouxe o pássaro de estimação que foi atacado de manhã por uma ave de rapina e estava muito machucado, um senhor trouxe uma maritaca embrulhada num paninho (não consegui descobrir o que havia acontecido) e um menino trouxe um pombo com a asa quebrada.

A média de casos diários é de 40 aves; o máximo admitido pelo hospital é de 60.

Infelizmente ninguém falava inglês, mas pelo que consegui compreender, os pássaros convalescentes e com problemas menos sérios são postos em gaiolas coletivas (enfermarias?); os casos mais graves vão para gaiolinhas miúdas individuais (quartos particulares?).

A moça que trouxe o pássaro de estimacão, e que falava um pouco de inglês, despediu-se dele. Os jainistas não devolvem pássaros aos donos, porque acreditam que todos os seres devem ser livres.

Os pombos eram maioria entre os pacientes, mas havia toda a espécie de pássaro, inclusive algumas aves de rapina, das quais o hospital trata meio que a contragosto, porque não são vegetarianas. Elas são alimentadas com queijo enquanto ficam no estaleiro.

Havia também cinco coelhos, que não sei como foram parar lá, mas que estavam sendo tratados com todo o carinho.

Uma vez por semana, os veterinários abrem uma janela no teto, e os pássaros que se sentem suficientemente bem batem as asas e vão embora. Muitos ficam pelas proximidades, já que o rango do hospital, ao contrário do que acontece nos hospitais de humanos, é muito bom.

O hospital cuida gratuitamente das aves, e sobrevive de doações, todas meticulosamente anotadas em recibos.

Devo dizer que, de todas as religiões da Índia, o jainismo é a minha favorita. Descontadas as maluquices dos adeptos mais radicais -- que, ainda assim, não fazem mal a ninguém -- este é um credo de grande tolerância, e a sua atitude para com os animais é de tirar o chapéu.

Update: Achei uma ótima matéria sobre o hospital! Está em inglês, AQUI.

Subi umas fotos para . Ainda quero voltar lá para fazer mais fotos e conversar com o pessoal, mas vou ligar antes para descobrir alguém que fale inglês.

Nenhum comentário: