20.3.09

Uma experiência sensacional

Estava eu hoje tranquila, limpando a caixa postal, quando entrou uma mensagem do Sérgio:

"Se você estiver online, vá até hemingwayhome.com. Lá tem uma webcam onde se podem ver os gatos."

Antes de ele e a Bia saírem de férias para a Flórida, eu recomendei que, em Key West, visitassem o Museu Hemingway. É a casa do escritor, tal como era, com um detalhe muito legal: há dezenas de gatos, descendentes verdadeiros dos gatos de Hemingway.

Disso se pode ter certeza por um dado curioso: Hemingway tinha muitos gatos com seis dedos, característica genética que foi sendo transmitida de geração em geração. Quando estive lá, nos anos 90, ainda encontrei vários deles, todos muito mansos, é claro, por causa do convívio diário com quantidades de visitantes.

(Estive em outras casas de escritores espalhadas pelo mundo, mas em nenhuma me senti tão perto do antigo morador quanto nessa. Pegar os bichinhos no colo, sabendo que vinham numa linha direta de gatos que o próprio Hemingway acariciou e pegou no colo, me deu, de repente, uma grande intimidade com aquele homem, uma conexão feita através de uma espécie de túnel do tempo feito de vibrissas. Go figure!)

Bom, pois lá fui eu à URL enviada pelo Sérgio e, naturalmente, quem estava diante da câmera? Ele e a Bia, todos contentes. Bia, morta de saudades das gatas dela, tirando uma casquinha dos atuais habitantes quadrúpedes do pedaço, aparentemente bem satisfeitos com as atenções.

Mandei um email de volta, o Sérgio respondeu, mandei outro, a Bia mostrou a barriga (que está enorme!) e assim ficamos, teclando de um lado e do outro e eu, de cá, vendo os dois no quintal do Hemingway...

Foi ligeiramente surreal.

Só depois de nos despedirmos é que me ocorreu que podia ter telefonado; mas é gozado como uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa.

Nenhum comentário: