13.3.09

Quem mandou ser professor?

Laura está revoltada, e com toda a razão:
"Gente, eu preciso muito de conselho, ou melhor ainda, de ajuda.
É que semana passada minha amiga e colega de UNIRIO, a Ruth (minha pianista acompanhadora), recebeu o seu contracheque e quase desmaiou de choque: seu já minguado salário (ela é aposentada) tinha sido cortado pela metade! MESMO, não é maneira de dizer. Com o que ela recebeu este mês não vai conseguir pagar o condomínio, seguro de saúde e luz. Resultado, vai cancelar o seguro saúde, e está chorando há uma semana.

Na Universidade, ninguém sabe explicar o que aconteceu, e por quê. Só conseguimos saber que outros aposentados também sofreram o mesmo corte arbitrário (a coisa nem ao menos tem lógica: alguns colegas foram podados, outros, não).

O DRH não sabe a razão, ninguém explica nada, mas o dinheiro, que é bom, não aparece. A quem a gente pode recorrer? É ou não é o cúmulo da sacanagem roubar a aposentadoria dos professores? Duvido que os políticos estejam tendo cortes em suas mordomias.

Pessoal, socorro. A gente não sabe para que lado se virar, e nossos colegas precisam saldar suas dívidas, precisam comer, e não deveriam, nesta altura da vida, ter que mendigar o soldo a que fazem jus. Cortar o seguro de vida num país como o nosso é um risco terrível, e se algum deles ficar doente, a coisa vai ficar preta de verdade."
Enquanto isso, no Congresso...

Nenhum comentário: