13.3.08

Estão de gozação com a gente

A Laura trouxe uma novidade para o jantar: um cartão unitário do metrô, que substitui os bons e velhos bilhetes. Pois está tudo errado com o tal cartão, a começar pelo fato de ser de plástico.

Vejam só: o prazo de validade da coisa é de três dias. Três dias! Quer dizer, aquela prática saudável que todos tinhamos, de andar com dois ou três bilhetes na carteira, para fugir das filas na hora do rush, já era. Comprou, não usou, já era.

Já era? Não, o governo é magnânimo: se você devolver um cartão com créditos vencidos ganha de volta um real. Considerando-se que o preço da passagem é de R$ 2,45, é um grande negócio... para o metrô.

Num papelucho distribuído com o tal cartão, está escrito que cartões com tarifa diferente da vigente serão rejeitados pela roleta. Quer dizer: não só você tem um cartão que morre logo como, se a tarifa for alterada, ele passa a ser um mico preto e você vai ter que voltar para a fila para pagar a diferença. Que, óbvio, será de centavos, e para a qual não haverá troco jamais.

"Dirija-se à bilheteria da estação para complementar o valor da tarifa -- dizem as instruções -- ou para receber o troco, caso a tarifa tenha sido reduzida."

O grifo é meu. Não contentes em tungar nosso dinheiro, as autoridades da Muy Leal e Heróica ainda têm o desplante de se divertir às nossas custas.

Pra quê facilitar a vida do cidadão quando se pode infernizá-la, não é mesmo?

Nenhum comentário: