12.1.08

Lucas na Fashion Rio

"A minha idéia era ir pro Fashion Rio para ficar na área de convivência, vendo a movimentação e fazendo algumas fotos do povo estranho que comparece sempre ao evento. Entrei pelo Fashion Business pois eu tinha credencial de imprensa do Business e fui pra área de convivência. Dei uma volta, fui ver onde estavam os lounges, os bares, etc.

O primeiro lugar que fui, foi o lounge do Ela, do Globo. Encontrei a Ana Branco, amiga querida, fotógrafa do jornal e que está fotografando pro lounge. Depois fui dar outra volta. Chequei se com a credencial de imprensa do Business eu conseguia entrar na sala de imprensa do Fashion Rio, mas não deu. Business é business e Fashion Rio é Fashion Rio.

O desfile da Marcella Virzi já tinha começado e o povo todo estava lá. Eu já não tinha nada pra fazer e lembrei que a Bia Rónai estava lá trabalhando. Liguei pra ela e nos encontramos na entrada do evento, onde a Bia esperava a Patrícia Poeta (apresentadora do Fantástico) para gravar algumas matérias. Foi aí que começou meu dia de assistente de produção, hahaha. Fiquei com eles o tempo todo. Era a Bia, produtora, a Patrícia, apresentadora, o cinegrafista e o assistente do cinegrafista.

Assim que a Patrícia chegou fomos pro backstage da Cantão. Elas iam gravar matéria lá dentro. Eu fui junto e pela primeira vez entrei no backstage. É diferente, as modelos já estavam prontas, com as roupas do desfile, mas estava ouvindo música, lendo, fotografando, etc. Logo em seguida elas se reuniram para receber a instrução da passarela. Quase na hora do desfile saímos correndo do backstage e fomos pra passarela assistir. No meu caso, fotografar.


Depois da Cantão fomos entrevistar uma jovem modelo que tinha estreado sua carreira na terça feira na mesma passarela que a Gisele Bündchen. Detalhe: a mãe dela ficou dentro do banheiro do salão por 4 horas pois ela não tinha convite para o desfile da Colcci e queria ver a filha desfilando.


Depois da jovem modelo entrevistamos uma modelo experiente, a Michelle Alves. Pra quem não está juntando o nome com a pessoa, a Michele foi a modelo que fez a abertura da novela Belíssima, onde tinha o perfil de uma mulher fazendo várias posições. Foi legal ver uma modelo começando e a outra no auge. A Michele contou que quando começou também não foi fácil, morava em Paris mas não sabia a língua, comia pão o dia todo para não gastar dinheiro. Mas hoje, se não me engano, ganha 15 mil reais por desfile.

Depois da Michele nós fomos em busca de pessoas diferentes, com um visual fora do normal (que é o que mais tem no Fashion Rio, vamos combinar). Eu encontrei duas figuras super diferentes! Eu não fotografei o casal, mas eram realmente muito diferentes. Vai aparecer na matéria, aí vocês vão entender do que eu tô falando. A Patrícia aproveitou que a Regina Martelli (consultora de moda da rede Globo) estava do nosso lado e a entrevistou.

Saímos correndo e fomos pro desfile da Drosófila. Que na verdade era só pra Patrícia gravar umas chamadas e depois a gente ia sair. Mas acabou que eu fiquei e eles saíram. A Patrícia gravou a chamada da matéria da jovem modelo, entrevistou um fotógrafo e depois eles saíram. Eu fiquei no desfile para fotografar.

O desfile estava marcado para 20h30 e começou 21h15. Quando terminou eu fui correndo pra sala de imprensa esvaziar o cartão da câmera e depois ia voltar pro desfile da TNG e me encontrar com a Bia e a Patrícia. Mas quando sai da sala de imprensa, aproximadamente 21h50, o salão Corcovado, onde aconteceu o desfile da TNG já tinha fechado. Detalhes: todo mundo contou com o tradicional atraso nos desfiles. Hoje o atraso estava em 45 minutos, mais ou menos. Como o desfile estava previsto para 21h30, todo mundo calculou chegar às 22h e foi o que eu fiz. Mas os portões já estava fechados porque o GNT entra no ar ao vivo às 22h para transmitir um desfile. Aí o desfile teve que começar na hora prevista. Aliás, na hora prevista não, mas atrasou apenas 20 minutos. Quem foi na sala de imprensa e voltou, como eu, não conseguiu entrar. Quem saiu do desfile da Drosófila e entrou logo na TNG conseguiu ficar.

Pois é, acreditem ou não, teve muita gente da imprensa que não entrou pro desfile da TNG. A equipe da Record e RedeTV não entraram e vários fotógrafos e cinegrafistas também não entraram. Rolou em estresse básico, foi realmente um absurdo não deixarem a imprensa entrar. Resultado: quem precisava do material teve que pedir "emprestado" de algum outro fotógrafo ou cinegrafista. Um amigo que é cinegrafista e não conseguiu entrar no desfile teve que ir pra casa de um outro cinegrafista que tinha conseguido entrar para copiar o vídeo.

A Patrícia e a Bia já estavam lá dentro fazendo entrevistas com o Lázaro Ramos e a Thaís Araujo, que desfilaram juntos para a TNG. Fiquei na porta do backstage esperando o desfile terminar para entrar e me encontrar com as duas. Estava uma confusão enorme, o Lázaro Ramos e a Thaís Araujo estavam saindo por aquela porta. E a produção não deixou a imprensa entrar para fotografar o casal. Teve uma hora que a porta abriu um pouquinho e eu, pluft!, entrei pro backstage! Mas todo mundo que ficou do lado de fora estava reclamando e no fim uns jornalistas começaram a gritar pra imprensa toda ir embora pois já que não estavam deixando o povo trabalhar eles não iam fotografar nem entrevistar o Lázaro e a Thaís.


Bom, no backstage a Patrícia estava gravando mais uma entrevista, com a Gianne Albertoni. No fim estávamos mortos de cansaço. Os pés, a coluna, a perna tudo doía em todos nós. A Bia que estava trabalhando desde 10h da manhã (saímos às 23h do Fashion Rio) disse que esse dia vai ficar marcado na história. Foi realmente muito cansativo!"

(Lucas Landau)

Nenhum comentário: