16.2.04



Cuidado: olhe por onde clica!

Vejam os riscos que se escondem sob ações aparentemente inocentes! Quem dá o alerta é o leitor Cláudio Ornellas:
“Macaco velho, me vi entrando em um conto do vigário desta vasta internet e resolvi divulgá-lo para que outros não caiam também. Queria fazer o download de um programa grátis para rodar meu DVD (tem alguma indicação, a propósito?) e o primeiro link do Google apontava para o site 1000downloa ds.co.uk. Distraído, cliquei o connect (em corpo 30) sem ver que abaixo havia um aviso (em corpo 9) de que haveria uma cobrança de 1,50 euros por minuto. Estava em banda larga, jamais imaginaria que o software seria capaz de discar meu modem (sem barulho), me tirar do Velox e acessar o tal download “grátis”. Mas foi exatamente o que aconteceu. Sete minutos depois, o anjo da guarda mandou usar o telefone e me desconectei. Vou brigar para não morrer nesse dinheiro, é claro. Se aconteceu com um homem grande e distraído, com uma criança o problema pode ser bem mais sério.”

Pois é: este tipo de golpe é mais comum do que se imagina. Fui ao website que “fisgou” o Cláudio, e que oferece programas que, normalmente, se encontram em qualquer site honesto de downloads, como o CNet ou o Tucows; mas, ao se clicar em download, abre-se uma janela com um daqueles típicos contratos de uso de software que ninguém lê, esclarecendo que aquela é uma operação paga. A empresa fica no Uruguai (!) e, sinto informar, Cláudio, não cobra em euros, mas em libras. O minuto da distração sai, portanto, a nada menos de R$ 8,22 (mais 20% de taxa). Em suma, os seus sete minutos fatídicos vão custar quase R$ 70!

Portanto, pessoal, cuidado: nunca deixem de ler as letrinhas miúdas...

Quanto ao tocador de DVDs, causa deste prejuízo, há uma versão com publicidade do DivX em www.divx.com/divx que pode ser baixada de graça. De verdade!

Blogger.com.br. Só BR.

Muita gente que mora no exterior queixa-se de que não consegue mais ter acesso aos blogs criados e hospedados no Blogger.com.br, que confirma: seus servidores estão mesmo fechados para acesso internacional, por tempo indeterminado, por causa de sucessivos ataques de vírus. Eu, hein! Imagina se a internet inteira resolve adotar essa forma de fazer frente aos ataques...

Os nerds também se divertem. E como!

Quem acha que a galera de informática só pensa em computador está redondamente enganado. Em Recife, os 1500 profissionais do Porto Digital têm um bloco organizadíssimo, o Ancorados, que sai na próxima sexta pelas ruas da cidade, em busca de outros blocos de geeks & nerds. O Ancorados tem hino, CD e kit completo, com camiseta, sacola e porta-cerveja, que se compra, naturalmente, pela internet, e cujos rendimentos vão, é claro, para ações de inclusão social. Confiram, em www. novva com.com.br/ portodigital/ancorados2.htm.

UERJ: LISHEP 2004

A turma da física anda em polvorosa: vai ao ar na UERJ, de hoje a sexta-feira, a 13ª edição do LISHEP, realizado pela International School on High Energy Physics, dessa vez com o objetivo de debater a democratização da informática e o combate à exclusão digital. Mas o que está deixando o pessoal animado não é só a, digamos, “contrapartida social”; é que, na programação de palestras por teleconferência, estão dois físicos premiados com o Nobel, Burton Richter e Leon Lederman.

Burton Richter, que trabalha no Stanford Linear Acceleration Center (um dos mais importantes laboratórios de pesquisa do mundo) ganhou o prêmio, em 1976, por liderar o grupo de pesquisadores que criou o SPEAR (Stanford Positron Electron Asymmetric Ring) e descobriu uma partícula do quark chamada charm. Já Leon Lederman, da Universidade de Chicago, levou o seu Nobel, em 1988, pela criação de um método de feixe de neutrino e pela demonstração da estrutura dupla de leptons.

Outro tema em debate será a nova tecnologia de computação GRID — associada a experimentos de física de altas energias — que promete mudar radicalmente a internet nos próximos anos.

A conferência, composta de mesas-redondas, painéis e palestras, é organizada pelo departamento de Física Nuclear e Altas Energias da UERJ, e pretende atrair, além de físicos, profissionais da ciência da computação e estudantes da área de modo geral. Ela acontece no Auditório 11 do Pavilhão João Lyra Filho; a UERJ fica na Rua São Francisco Xavier, 524, no Maracanã. Inscrições e maiores informações no website do encontro, em www.uerj.br/lishep2004 ou pelo telefone (021) 2587-7919.


(O Globo, Info etc., 16.02.2004)

Nenhum comentário: