18.1.02




China: tá feia a coisa

Quem achou que, com a entrada para a OMT, a China ia começar a se civilizar em termos de direitos humanos, achou errado: um comunicado postado no início desta semana na página do Ministério da Indústria da Informação avisa que os provedores de acesso ficam, de agora em diante, obrigados a filtrar as mensagens de seus usuários em busca de temas políticos, e os responsabiliza pelo que venha a ser postado nos seus (deles, usuários) websites.

As ordens fazem parte de uma série de novas regulamentações que, além de intensificar o arrocho geral, obriga as redes chinesas a usarem software nacional, e produtores estrangeiros a garantirem, por escrito, que seus programas não contêm rotinas ou furos que permitam espionagem ou cracking de sistemas chineses.

(A única coisa positiva disso tudo é que, com essa, a Microsoft deve ficar de fora daquele gigantesco mercado: ou Bill Gates será capaz de garantir que o Windows é à prova de hacking, cracking ou backdoors?! É ruim!) *

Mas, sem brincadeira, a situação da internet chinesa é simplesmente alarmante. No dia 28 de setembro passado, quatro jovens intelectuais foram levados a julgamento, acusados de subversão. Seu crime? Criar um forum de debates sobre política e direitos humanos na web. Presos no dia 13 de março de 2001, o engenheiro de sistemas Yang Zili, o jornalista Xu Wei, o geólogo Jin Haike e o escritor Zhang Honghai -- todos na faixa dos 25 anos -- passaram sete meses à espera do julgamento, e aguardam, até agora, o veredicto.

* Será implicância minha, ou será mera coincidência o fato de Bill Gates ter mandado um e-mail para todos os fundionários da M$, no mundo inteiro, exigindo prioridade para o quesito segurança?

Nenhum comentário: