31.8.09

Barraco: o fiasco de Xuxa no Twitter



A semana passada não foi feliz para Xuxa (@xuxameneghel), mas foi muito divertida para os usuários do Twitter. Depois de uma meteórica carreira detonada por críticas e gozações, ela bateu a porta metafórica do seu espaço:

"Fui vcs não merecem falar nem comigo nem com meu anjo".

Pronto: a frase virou meme e está sendo repetida em todas as circunstâncias e de todas as maneiras. O anjo com quem não merecemos falar é Sasha, que num dos intervalos das filmagens de "Xuxa e o mistério de Feiurinha", mandou um recado para os fãs:

"Sou eu Sasha. Estou aqui filmando e vai ser um ótimo filme. Tenho que ir… Vou fazer uma sena com a cobra".

Tudo errado, não só com a pontuação e a ortografia, mas, sobretudo, com a exposição gratuita de uma criança de dez anos num site onde a primeira linha das regras de uso estabelece que o serviço é vedado a menores de 13 anos. As centenas de correções, algumas até gentis, a maioria nem tanto, foram a gota que faltava para a rainha dos baixinhos explodir:

"pra quem não sabe minha filha foi alfabetizada em inglês, vou pensar muito em colocar ela pra falar com vcs, ela não merece ouvir certas m…"

Acostumada com uma tela onde ninguém responde do outro lado, isolada do mundo real por camadas de seguranças, assessores e fãs incondicionais, Xuxa teve, no Twitter, o desprazer de descobrir que não é universalmente idolatrada, enquanto fãs alfabetizados talvez tenham tido o choque de descobrir a falta de intimidade da musa com a língua portuguesa. Ou, de resto, com qualquer outra língua: "gracias a todos argentinos pela linda energia besos mio y de sashita". Para os demais tuiteiros, porém, tudo foi uma grande piada, a começar pelo "jeitinho" de Xuxa, que só teclava aos gritos:

"NÃO FIQUEM TRISTE POR EU NÃO RESPONDER TUDO EU FICO DOIDINHA , VOU APRENDER AOS POUCOS TÁ"

"EU NÃO ESTOU GRITANDO, NEM QUERO SER MAL EDUCADA, GALERA. SEMPRE QUE ESCREVO NO COMPUTADOR, ESCREVO ASSIM É O MEU JEITINHO!"

Não entendo como, até hoje, nenhuma das pessoas que a cercam não teve a gentileza de explicar a Xuxa como o seu "jeitinho" é grosseiro no contexto da rede; mas isso, pelo menos, ela aprendeu no Twitter. Depois de JEITINHO virar outra palavra chave, respondeu ao fã Anderson_Psor, que teve seus 15 segundos de fama:

"eu adoro esse jeitinho , mas falaram tanta coisa feia q tô eu aqui de igual prá igual"

Estava.

Menos de um mês depois de estrear no Twitter, Xuxa bateu em retirada. Foi embora, mas não foi esquecida -- correram até boatos de que queria fechar o Twitter, e o You Tube ferve, até hoje, com filmes sobre o episódio.


(O Globo, Revista Digital, 31.8.2009)

Nenhum comentário: