29.9.08

Roubei da Fal.

É do dr. Reis, o nosso ídolo:
"28 de setembro de 1066: Guilherme, o Conquistador, desembarca em terras inglesas à frente de 7.000 homens, dando início à Conquista Normanda. Entre os invasores havia um cavalheiro que deu origem aos Dayrell ingleses, que acabaram pintando no pedaço mineiro. Em 1905, Einstein publica nos Anallen der Physik a Teoria da Relatividade. Em 1988, a China explode sua primeira bomba de nêutrons.

Em 1792 nascia Johann Georg Hiedler, avô paterno de Adolf Hitler. Em 1863 nascia o rei dom Carlos I, de Portugal, morto em 1908. Não posso jurar, mas acho que foi numa revolução, defuntos a montões, fogo de metralha: a confusão foi tão grande, que às quatro horas da tarde havia gente que ainda não tinha almoçado. Em 1934 nasceu Brigitte Bardot, personagem do livro “Bardot, Deneuve e Fonda”, de Roger Vadim, que se acasalou com as três.

Em 1942 nascia Tim Maia, vozeirão, figuraço. Em 1891 morria o escritor americano Herman Melville, autor de “Moby Dick”, considerado um dos melhores romances de todos os tempos, cuja primeira edição vendeu menos que o meu “Bumerangue”. Cês pensam que ser romancista é fácil?

Em 1895 morria o francês Louis Pasteur, benfeitor da humanidade. Em 1953, o astrônomo americano Edwin Powell Hubble, que emprestou seu ilustre nome ao telescópio espacial que tem feito fotos do arco-da-velha. Hoje no Brasil é o Dia da Liberdade de Expressão. O que tem de gente querendo acabar com ela não está no gibi, mas em Brasília, DF."

Eduardo Almeida Reis, no Estado de Minas

Nenhum comentário: