16.5.08

Um álbum de fotos do abrigo em Guaratiba: clique aqui.


Um esclarecimento:

Esta madrugada eu escrevi, nos comentários, que o SOS Animal não aceitava mais animais, mas eventualmente abria exceções para gatinhas grávidas e gatos pretos.

Errei feio. O abrigo não está mais aceitando animais.

Fiz confusão com uma informação. Eles estavam com 1.200 gatos, que já é lotação mais que total (o espaço foi planejado inicialmente para mil animais), e aí, por causa dessas eventuais exceções, chegaram aos 1.380 atuais; mas a política hoje é, ao contrário, voltar à população de 1.200 gatos, ou seja, as mortes que acontecem não abrem novas vagas.

As razões para isso são evidentes, a começar pelo fato de que um abrigo não é um depósito de gatos. Os bichinhos têm que ter qualidade de vida, e o primeiro passo para isso é um espaço razoável.

A super-população causa stress, epidemias, sofrimento.

Além disso, a equipe que mantém o abrigo também não tem condições de supervisionar, com eficiência, uma população maior do que a atual. Ontem mesmo eu estava vendo a preocupação dos veterinários com os gatos que andam espirrando e/ou respirando com dificuldade, e que são imediatamente recolhidos à enfermaria (o frio está chegando e eles temem surtos de rino-traqueíte).

É uma trabalheira doida, que requer atenção em tempo integral, e que conheço numa escala muuuuuuuuito menor: com apenas oito quadrupes na Famiglia, mal consigo dar conta do recado quando há mais de um com alguma coisa errada.

Finalmente, um esclarecimento muito importante: o abrigo não é público, nem está aberto à visitação.

Nenhum comentário: