17.2.08

Tropa de elite, o Urso, o joelho, etc.

Agora, que "Tropa de Elite" ganhou o Urso de Ouro em Berlim, talvez volte às telas. Este é um filme que eu queria demais ver no cinema. Antes, o joelho impedia; agora permite. Eu sei, porque já vi "O Caçador de Pipas" e "Juno" e, apesar de reclamar um bocado, o joelho resistiu. O problema é que ainda não consigo ficar numa posição só por muito tempo, especialmente não sentada, com a perna dobrada; mas o tempo de um filme, se não for "Berlin Alexanderplatz" na íntegra, parece que já dá.

Acho o máximo "Tropa de Elite" ter ganho o Urso de Ouro, entre outras coisas porque a vitória é um cala boca e tanto nos intelequituais que acharam que o filme mais discutido do ano não tinha categoria para representar o Brasil no Oscar.

O prêmio, entregue pelo Costa-Gavras, é também uma bela resposta aos que acharam o filme "fascista".

Tomaram, papudos?!

Dá-lhes, José Padilha!

* * *


Quanto ao filmes que eu vi por esses dias:

  • "O Caçador de Pipas" é bom, mas reducionista (forçosamente) para quem leu o livro. Amir é um personagem complexo que, no filme, parece apenas um menino mimado e manipulador. Mas o conjunto é lindo. A produção é extraordinária, a fotografia idem. Vale a pena assistir, especialmente para quem leu o livro.

  • "Juno" foi uma grande surpresa, quando liguei o nome à pessoa (entrei no cinema sem saber que o filme era ele mesmo). Do que havia lido, não esperava muito: achava que era um sucesso de escândalo por ter sido escrito pela ex-stripper Diablo Cody. Isso é nome?! Não, não é; mas ainda é melhor do que Brook Busey que, segundo o imdb, é; coitada da moça. É engraçado, bem pensado, inteligente; tem tudo para virar um cult como "Curtindo a Vida Adoidado". Ellen Page, que faz Juno, é sensacional: consegue transmitir uma mistura de emoções sofisticadíssima, sem perder o jeitinho de adolescente fofa. Mas o que faz mesmo o filme, apesar da ótima direção e da trilha sonora tudibom, é o roteiro. Sinto dizer, mas a Bruna Surfistinha deles deixa a nossa no chinelo.
  • Nenhum comentário: