11.8.07

Do departamento
"Fale-me em cultura que saco a minha Lugger":

É, eu sei, estou fugindo ao Primeiro Mandamento de Millôr Fernandes, Não se amplia a voz dos idiotas. Mas é que, às vezes, o que um idiota escreve dá margens a boas respostas.

Sem falar que espicaçar petista de vez em quando é uma ótima diversão.
"O que de fato incomoda Cora, e este post demonstrou, é a falta de cultura de Lula.

Para Cora, o grande defeito do presidente é não ter aproveitado a oportunidade de adquirir a cultura que Cora e seus amigos possuem. O conhecimento dos clássicos... A cátedra na Sorbone de FHC, a postura nobre de um Serra.

Incomoda a nossa Cora a falta de refinamento cultural. Cora é culta e anda com os cultos, seu blog é culto, seus amigos tbm.

Cora sempre tão corretamente culta é capaz de textos bastantes agressivos, que destoam de outros textos seus e revelam uma outra Cora.

Cora no fundo é preconceituosa, mas não se deu conta. Que pena!"
É ou não é engraçado? A Laura respondeu:
"Nossa, a coisa está ficando braba. Chamar a Cora de culta, agora virou xingamento...

Você me desculpe, mas eu ainda acho que cultura é importante, sim. Deve ser coisa de família, toda constituída por professores.

Você não acha, não? Que pena.

A cultura é o único legado que temos para transmitir a nossos filhos, e é uma grande maneira de evitarmos aquela coisa chata - a repetição da história. Mas de uns tempos para cá, como o seu comentário bem demonstra, valorizar a cultura é ser preconceituoso.

Legal mesmo é ser bem inculto, se possível bêbado, desonesto e cruel (e antes que alguém se revolte com as acusações: a carapuça vai servir em quem vesti-la).

Pelo que parece, cultura no Brasil de hoje é aquela coisa que não serve para nada, nem para os ricos - que a substituem por dinheiro e empáfia - nem para os patrulhadores de blogs, que a substituem por falsa humildade.

Mas raras vezes vi alguém assumir tal postura com semelhante orgulho... (Laura Rónai)
A Mariana Martins também se manifestou:
"aaaarrgghhhhh

me esforço para não ter preconceitos, de raça, credo ou nível social, mas de gente que não gosta de cultura EU TENHO PRECONCEITO!!!!

que horror!!!!!!!!!!!!!!!!

voce, do alto da sua empáfia anti-cultura, não percebe que esta é a única maneira de aproximar classes sociais????

porque se o sujeito gosta de arte, não me interessa a cor ou o credo (ou o "status"), vou ter como me aproximar dele.

se o sujeito é bronco, vamos nos enroscar em qualquer tópico...

não me interessa o ensino formal, me interessa o interesse de aprender sempre.

isso é cultura!" (Mariana Martins)

A coleção completa está logo aí embaixo, na resposta à Lu.

Nenhum comentário: