30.11.06

Utilidade pública

Veio num release que eu já ia apagando, quando lembrei que logo logo estaremos todos às voltas com a árdua tarefa de abrir garrafas de fim-de-ano::
1) Ao servir um espumante a temperatura é muito importante, pois esse fator pode favorecer a apreciação de aromas e sabores. A melhor maneira de esfriá-los é colocar a garrafa no balde, com metade água e o preencher o restante com gelo, deixando por 30 minutos, para alcançar o resfriamento uniforme. A garrafa pode ser acondicionada em uma geladeira, mas o freezer deve ser evitado. Outro cuidado que se deve ter vem na hora de abrir a garrafa.

2) O estouro da rolha sempre é associado à alegria de uma comemoração. Mas é bom saber que isso não é o melhor para o espumante. A ruidosa explosão da rolha leva embora, em segundos, o que a natureza demorou anos para colocar na garrafa. Para retirar a rolha corretamente a primeira coisa a fazer é remover a parte superior da cápsula, usando a pequena "fita" que auxilia na abertura. A seguir, deve-se retirar o arame (gaiola) e por fim a rolha, afrouxando-a apenas com o movimento de rotação. Para evitar o estouro, basta segurar a rolha com o dedo polegar, para que a abertura seja discreta e não haja dispersão do gás carbônico.
Nunca soube disso, mas como é o povo da Chandon quem diz, deve ser verdade.

Tim-tim!

Nenhum comentário: