21.9.06

Fala, Bia Petri !

"É ófi, mas onde mais posso dividir com tantos amigos minha indignação???

Gostaria de dividir com vocês minha indignação com uma nota publicada no Globo Niterói do último domingo. O colunista Gilson Monteiro informa que os freqüentadores da praia de Itaipu estão mais "aliviados" depois que cães e gatos "vadios" sumiram do local.

Escrevi ao colunista a carta abaixo, tentando alertá-lo sobre as reais condições desse tipo de "sumiço" e as reais causas de tantos animais abandonados nas ruas.

Prezado colunista,

Em nota publicada em sua coluna no último domingo, no Globo, o senhor se refere a 'gatos vadios' e cachorros que viviam soltos na praia de Itaipu.

Evidentemente não podemos aceitar que animais ataquem pessoas por aí, mas igualmente não podemos aceitar que pessoas que não mais querem seus animais os largem em locais públicos, como se se desfizessem de um objeto usado.

É muito provável que o senhor não soubesse que tais animais 'vadios' são fruto da mais abjeta e covarde ação humana. Sim, pois são os humanos (humanos?) que abandonam seres indefesos, largando-os à sua própria sorte. Em seu texto, o senhor diz que os freqüentadores da praia estão 'aliviados'. Será o mesmo alívio que sentem ao jogar fora um animal nas ruas?

Claro, caso o senhor soubesse que esses animais são resultado do mais covarde abandono, não os teria tratado em sua nota com tanto desprezo. Tenho certeza de que não foi sua intenção sugerir que animais precisam mesmo desaparecer dos locais para que o ser humanano (humano?) prepotente e arrogante desfrute da praia após ter abandonado animais que estavam sob sua responsabilidade.

É preciso refletir, caro colunista, sobre a obra do ser humano. Que compra animais como objetos fossem, descarta-os como se lixo fossem e, depois, quer, por um passe de mágica, que os locais públicos fiquem livres dos bichos, esquecendo-se de que foi o próprio homem que colocou aqueles animais nas ruas.

O senhor diz que a praia estava 'infestada' de animais. Não, caro senhor. A praia, a cidade, o planeta estão infestados do descaso humano para com os mais frágeis.

Local de animal não é na rua, logicamente. Se estão na rua, é, em muitos casos, porque foram abandonados. Os animais não têm culpa da covardia humana.

Em seu texto, o senhor parece desfrutar de extrema felicidade por estar a praia livre dos animais. Acaso sabe o senhor para onde eles foram? Em que condições?
Já passamos da época em que o homem se achava o único merecedor do direito à vida.

Atenciosamente,

Beatriz Petri.

P.S.: Na condição de jornalista, tenho certeza de que o senhor está sempre em busca da verdade dos fatos e do conhecimento sobre a realidade que nos cerca. por este motivo sugiro que o senhor conheça sites de entidades como o S.O.S Vida Animal, SUIPA, protetores Voluntários, e tantos outros grupos que não concordam com o abandono ou o 'sumiço' de animais.


Enviei este email para ele hoje [dia 19/set] e...aguardo resposta."

Nenhum comentário: