No Frontline da PBS, Inside the Meltdown, excelente documentário sobre A Crise. O programa está todo online, em texto e video; e eu senti um arrepio quando li a primeira frase e me lembrei de ver do ônibus, em Nova York, um monte de gente do lado de fora de um banco.
Perguntei a alguém do que se tratava, e recebi a resposta de que eram clientes e funcionários do Lehman Brothers, que havia quebrado.
Um banco quebrado, mesmo do tamanho do Lehman Brothers, não chegava a ser algo excepcional no meu radar: bancos quebram de vez em quando e nem por isso o mundo acaba.
O dia estava bonito, o dólar estava barato, e não pensei no assunto até ler o NYT do dia seguinte, e perceber que, dessa vez, o buraco era mais embaixo. Entender o que estava acontecendo só vim a entender depois de voltar para casa e conversar com a Sábia Coruja; até então, eu não tinha idéia do que era subprime ou toxic assets.
De qualquer forma, passados todos esses meses, e mesmo em retrospecto, é difícil acreditar que ali, na minha frente, estava o começo da "marolinha" que varreu o mundo.
O transito fluia bem, e nem tive tempo de tirar uma foto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário