23.3.09

Arghhhhh!!!


Incompetência na TIM, pirataria na Claro

Estou vivendo um verdadeiro pesadelo no blog, graças à incompetência e incompreensão do que seja um MMS por parte das operadoras, mais especificamente Tim, no primeiro caso, e Claro, no segundo. Explico: tenho dois ótimos celulares com câmera, um Sony Ericsson K790 e um Nokia N95, com contas da Claro e da Tim, respectivamente; e um iPhone, que considero apenas um internet tablet, com uma conta da Vivo.

Pois do jeito que as coisas estão, apesar de ter três celulares, não tenho uma única ferramenta para atualização do blog em tempo real, coisa que faço, já há alguns anos, através de fotos. A TIM, incompetente de pai e mãe, ou não sobe foto alguma, ou sobe três de uma vez, sendo que cada uma se transforma num post separado, com respectiva área de comentários.

Já a Claro usa as minhas fotos (cujo envio, aliás, é regiamente pago), para fazer propaganda dos seus serviços -- propaganda essa que sequer entra logo abaixo da foto, mas ocupa todo um post separado. Para o leitor, fica a impressão de que eu postei uma foto e, logo em seguida, um anúncio da Claro, com direito a comentários e tudo.

Estou certa de que isso, além de absurdo, deve configurar crime de alguma natureza: desde quando uma empresa tem direito de se intrometer no blog alheio, sem pedir licença?! Desde quando uma empresa pode pegar carona num serviço que é paga para executar para roubar espaço publicitário?!

A Vivo, que fazia a mesma coisa estampando uma imagem do bonequinho e uma frase que me tirava do sério ("Essa imagem foi gerada pela Vivo" -- uma pitomba! foi gerada por mim e pelo meu celular), parou com isso; mas, infelizmente, a conta Vivo é a do iPhone, que como câmera não vale dez réis de mel coado, como se dizia nos tempos d'antanho. Que é, exatamente, onde me sinto agora, a despeito de toda a tecnologia que nos cerca.

As operadoras deviam usar a cabeça e aproveitar a possibilidade de incluir propaganda nos MMS, não para fazer pirataria do espaço alheio, mas para oferecer aos usuários a opção de um serviço subsidiado. Quem quisesse enviar MMS de graça, poderia, eventualmente, optar pela modalidade com anúncios, como acontece com alguns softwares; quem quisesse os MMS limpinhos, como eles devem ser, pagaria pelo serviço. Mas cobrar do usuário e ainda usar seu trabalho como veículo publicitário é a) abuso; b) cara de pau; c) má-fé; e d) todas as opções acima.

Alô, alô: há algum advogado na casa?!


(O Globo, Revista Digital, 23.3.009)

Em tempo, como já expliquei no post sobre este mesmo assunto: Fui injusta. A Vivo continua com isso! A única diferença é que, como passei a usar a conta no iPhone, deixei de usar MMS, e passei a mandar as poucas e eventuais fotos pelo email. Por MMS a palahaçada continua.

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