7.1.05



Convite

Pessoal, é hoje! Transcrevo o release:
O Centro Cultural das Águas (CCA) inicia sua programação de 2005 com uma exposição, literalmente, de peso: CAPIVARA DA LAGOA: A MUSA DO VERÃO. A partir da próxima sexta-feira (07/01), estarão à mostra cem fotos da gorda roedora, que conseguiu superar, com seu charme e carisma, manequins de corpos e bronzeados exuberantes, tornando-se a musa deste verão no Rio de Janeiro.

São fotos de profissionais e amadores do dia-a-dia do animal que há aproximadamente dois anos apareceu na Lagoa Rodrigo de Freitas, escolhendo-a como seu habitat. Os visitantes poderão conhecer flagrantes de rara beleza da intimidade da musa que acabou transferida para a Baixada Fluminense, depois de sua frustrada experiência como Garota de Ipanema, ao tentar aventurar-se ao mar, na Zona Sul.

Depois de observar as fotografias -- copiadas e ampliadas pela De Plá -- e ler os textos escritos por leigos e especialistas, espalhados pelo salão do CCA, o visitante poderá também manifestar sua opinião sobre a transferência da capivara. As manifestações contrárias ou favoráveis ao novo habitat da embaixadora da Lagoa poderão ser deixadas por escrito no próprio Centro Cultural ou enviadas por e-mail.

Nos fins-de-semana à noite, será exibido o curta-metragem CAPIVARA!, de Felipe Nepomuceno e Felipe Sussekind, que conta a história do aparecimento da capivara na Lagoa Rodrigo de Freitas. Produção independente da ZR1 filmes, o vídeo investiga sua existência e narra uma série de lendas criadas em torno dela, tendo como fio condutor entrevistas com pescadores, vendedores ambulantes, biólogos, bombeiros e freqüentadores da orla da Lagoa.

Haverá uma exibição extra do curta-metragem no dia da inauguração (07/01), a partir das 19h.

A exposição CAPIVARA DA LAGOA: A MUSA DO VERÃO fica em cartaz até o dia 6 de fevereiro. Serão exibidas também as sugestões de nomes para a roedora, depositados em uma urna no CCA. No último dia de exposição, ficará à mostra o resultado final de votos a favor ou contra a transferência da capivara. O Centro Cultural das Águas está aberto à discussão e acredita que sem isso não será possível chegarmos a um consenso sobre o que é melhor para o animal.

O evento faz parte da programação do Projeto Água Viva, uma parceria entre a Serla (Superintendência Estadual de Rios e Lagoas), o Instituto Vivo e a ONG Produção Solidária. O Centro Cultural das Águas é o espaço ideal para a discussão de temas relacionados à preservação das águas e à prática da educação ambiental.

Centro Cultural das Águas:
Parque dos Patins, Lagoa Rodrigo de Freitas
(próximo à Colônia de Pescadores Z-13)
Informações: 21 2540-6855
Horário: Qua a sex, das 10h às 18h30
Sáb e dom, das 10h às 21h
Entrada franca
Hoje, excepcionalmente, numa cortesia do quiosque Palaphita Kitch, as capivárias coloridas do Pojucan vão dar um passeio do Cantagalo ao Parque dos Patins, para abrilhantar a inauguração da exposição.

Venham todos, mesmo os que não acham graça na Capivara: garanto que depois de ver tantas fotos bonitas e engraçadas vocês vão mudar de idéia...

Nenhum comentário: