20.1.05





Nerds e fashionistas: tudo a ver!


Houve um tempo, entre os anos 80 e 90, em que Las Vegas era, com todo o respeito, ateologicamente (!), muito parecida com Meca. Durante uma semana, gente dos quatro cantos da Terra se dirigia para lá, enfrentando toda a sorte de percalços, formando uma multidão suarenta e compacta, que andava horas a fio, em filas intermináveis, em busca do mesmo objetivo.

A diferença é que Meca, sagrada, recebe os peregrinos muçulmanos do hajj, ao passo que Las Vegas, profana, recebia os nerds da Comdex -- uma feira de informática de proporções épicas, cuja importância é quase impossível explicar no mundo universalmente conectado de hoje. Ir ou não ir a Las Vegas era o divisor de águas entre as pessoas que estavam por dentro e as que não estavam; as que tinham alguma noção dos rumos do planeta e as que dependiam de relatos terceirizados para projetar seu futuro.

Resultado: quem pretendesse ser alguém no mundo da informática, ou seja, o mundo todo, ia obrigatoriamente a Las Vegas, cumprir o rito anual -- ajoelhar-se nos estandes de novidades, benzer-se diante dos Gates da vida e, naturalmente, ir a algumas festas.

Nos estandes viam-se protótipos de equipamentos sagrados e programas que ainda não eram sacralizados. Era assim, duvidem o que quiserem os ímpios. Nas conferências, os cardeais expunham seus novos evangelhos e ditavam princípios, que, hoje vemos, transformaram o mundo. Logo depois, nas festas, ficávamos todos de pé, cansados demais para mudar de lugar ou de posição, bebendo cerveja em copos de plástico, mas ainda discutindo sem cessar os novos mandamentos.

Eu, que não bebo, perdia de cara a metade da farra; mas isso não tinha nenhuma importância, já que a verdadeira diversão da Comdex era a caça aos brindes.

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Não havia expositor, por pequeno que fosse, que não distribuísse bobagens aos participantes. Chaveiros, bonequinhos, canetas, canivetes, bolas, chaves de fenda, frisbees: havia de tudo no alegre festival das quinquilharias. Os mais fáceis, em geral bonés, eram freqüentemente atirados sobre os passantes; mas aí, claro, perdiam a graça. Como sói acontecer, todos queriam os difíceis.

Houve um ano em que o troféu dos troféus era a camiseta da campanha de um processador de texto. Para obtê-la, era preciso assistir à demonstração do software, que durava 15 minutos, e depois responder a algumas perguntas feitas pelos apresentadores. Ganhava-se no grito, literalmente.

Pois o grandalhão ao meu lado tanto fez e berrou que conseguiu uma delas, que saiu agitando em triunfo pelos corredores. Era Philippe Kahn, fundador e CEO da Borland, dono de uma das mentes mais brilhantes da indústria e de vários milhões de dólares, naquele momento mais invejado por ter descolado uma camiseta de dois tostões do que por ter revolucionado o mercado.

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Me lembrei muito desta cena durante a Fashion Rio. Apesar de ser o oposto exato de uma feira de computador, nela também um dos grandes baratos é correr atrás das sacolas, bolsinhas, nécessaires e outras bugigangas distribuídas nos estandes, digo, lounges . A única coisa que muda é a natureza dos brindes: os indefectíveis bonés e chaves de fenda da Comdex, evento essencialmente masculino, dão lugar -- para minha indizível felicidade e imenso alívio: enfim, coisas fofas! -- às pulseirinhas e echarpes da feminíssima Fashion Rio.

No mais, nerds e fashionistas comportam-se exatamente da mesma forma, e têm a mesmíssima disposição para enfrentar as filas e tumultos que levam aos troféus mais disputados. O fato de já terem (termos!) incontáveis itens iguaizinhos em casa é detalhe à toa, de somenos importância.

Dignidade, o que é isso mesmo?

Perdão: não é indignidade. É volta à infância. À pessoal e à coletiva. Pois a verdade é que o tempo todo fingimos que somos altaneiros caras-pálidas, enquanto continuamos peles-vermelhas, dançando e cantando o primitivo. Não resistimos a espelhinhos e miçangas. Queremos apito.

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A discussão sobre o gênero da palavra tsunami rendeu tantas mensagens que, a rigor, podíamos começar tudo de novo, desta vez discutindo se, uma vez aportuguesada, tsunami leva ou não circunflexo. De acordo com o Caldas Aulete, que injustamente esqueci de mencionar, leva; e é substantivo masculino.

Graças à leitora Suely Furokawa, no entanto, descobri o porquê desta preferência aparentemente incompreensível dos dicionários:

"Os substantivos são neutros em japonês, porém levam artigo masculino. Agora vocês podem entender por que japonês faz a maior confusão com artigos, aqui no Brasil!"


(O Globo, Segundo Caderno, 19.1.2005)

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