10.5.04



HP nx5000: um desktop de colo

Tenho um fraco por notebooks levinhos, daqueles que cabem na bolsa, podem ir com a gente para qualquer lugar e passam despercebidos dos ladrões de aeroporto; mas acabo de passar duas semanas com um daqueles que, em inglês, se chamam — não à toa — de desktop replacements, ou seja, substitutos de computadores de mesas, e fiquei muito bem impressionada. Até porque, com 2,8kg, ele não chega a ser um peso pesado.

O HP Compaq nx5000 não é uma máquina sexy, isto é, não é um daqueles notebooks que derretem o coração da gente ao primeiro olhar — mas, ao longo do tempo, vai revelando as suas qualidades. A mais visível é a excelente tela de 15”, que pode transformá-lo num útil cineminha para quem está na estrada; o som é muito bom. O teclado é confortável e, como esta é uma máquina brasileira, vem em padrão ABNT.

O nx5000 é oferecido em diversas configurações, com preços variados, entre R$ 6 e R$ 10 mil: caro em comparação a desktops similares, mas razoável no mundo rarefeito dos notebooks. O que eu experimentei era um topo de linha com tudo a que um notebook tem direito: processador Centrino 1.6GHz, 512Mb de RAM, HD de 60Gb, gravador de CD e leitor de DVD, wi-fi integrado, Office, Norton antivírus... enfim, pronto para pegar no batente. Um companheirão.

A fotografia digital na ortodontia

Este é o título de um livro que, em princípio, não teria nada de interessante para quem não é dentista; mas o autor, dr. Gustavo Kreuzig Bastos, fez um trabalho tão bom, e o livro está tão bem feito, que o Nelson Vasconcelos e eu, os dois fotologgers da editoria, acabamos encantados com o texto, uma aula e tanto sobre fotografia — ainda que, para nosotros não-dentistas, os invariáveis closes de bocas e dentes causem certo estranhamento. O autor é, obviamente, um apaixonado pelo tema. Faz um histórico da fotografia e da contribuição dos dentistas ao seu desenvolvimento, dá explicações técnicas e, finalmente, detém-se minuciosamente sobre a foto digital, sua manipulação, arquivamento e impressão. Excelente!

O lançamento é no próximo dia 13, no Hotel Everest (Rua Prudente de Moraes 1117, Ipanema), às 20h30. Às 19h, lá mesmo, palestra do autor e do dr. José Nelson Mucha sobre um tema que eu achava que era exclusividade do jornalismo: ética nos ajustes fotográficos aceitos.


(O Globo, Info etc., 10.5.2004)

Nenhum comentário: