8.5.04





The Four Minute Mile

Acabo de ver, na BBC, uma entrevista com sir Roger Banister, um distinto senhor de 75 anos que, até meia hora atrás, eu nem sabia que existia.

Ele foi o primeiro atleta a correr uma milha em menos de quatro minutos, há exatamente 50 anos, e os ingleses estão comemorando a data com grande entusiasmo.

Eu não acho a menor graça em esporte, não tenho idéia do que realmente significa esta marca, mas ainda assim acho muito bonita a aura de heroísmo romântico que, antigamente, cercava esses feitos. Uma coisa meio Carruagens de Fogo, em que o importante era competir, e em que batiam-se recordes apenas pelo desafio, não pelos contratos com a Nike.

Sir Roger, que está velhinho mas muito inteiro, deu a entrevista percorrendo com o jornalista a mesma pista em que correu há 50 anos.

Ele tem quatro filhos, 14 netos e as pernas mais compridas que já vi; retirou-se das competições pouco depois do feito histórico, ao se formar em medicina.

Nenhum comentário: