31.5.04



Blogs: há $$$ na internet!

No dia 4 de abril resolvi, a título de experiência, instalar uma barrinha de anúncios do Google no meu blog; na quinta-feira passada recebi, pelo Fedex, o primeiro cheque gerado pelos clics. U$ 120,39! Não é nenhuma fortuna, mas para um simples blog, que nunca faturou nada na vida é, pelo menos, estimulante.

O sistema, chamado Adsense, é simplíssimo de implantar. Basta ir até www.google.com/adsense e seguir as instruções; caso o site seja aprovado, é só ir para “definições”, escolher o tipo de anúncio e recortar o código a ser copiado na página.

O Adsense vem em diferentes formatos e permite personalizar as cores de fundo, do texto e dos links; há uma versão beta de anúncios gráficos, mas ainda não vi nenhum na vida real, nem no meu blog nem em outros sites.

Graças às ferramentas de indexação do Google, de modo geral a publicidade é bem adequada ao conteúdo da página, e integra-se razoavelmente ao “meio ambiente”. O dono do site recebe por número de clics nos anúncios, mas o Google faz um alerta, de antemão, contra possíveis trapaças: o webmaster não pode clicar nos anúncios da sua própria página, e muitos clics repetidos são desconsiderados.

Os pagamentos são feitos mensalmente, a partir de quantias superiores a U$ 100; no fim do ano, quantias menores são quitadas. Os cheques podem ser trocados com doleiros, que cobram uma pequena comissão pelo serviço.

Os leitores do blog, regularmente consultados por mim, não têm reclamações em relação ao banner, que é pouco intrusivo e não chateia ninguém. Mas acho que vai ser muito difícil repetir a brilhante performance financeira do mês passado, em que tudo era novidade e muita gente foi conferir o que era aquilo...


(O Globo, Info etc., 31.5.2004)

Nenhum comentário: