10.5.04



Beberam mal

Pronto, lá vai o Palácio do Planalto processar o New York Times ou o jornalista Larry Rohter pela matéria a respeito dos hábitos etílicos do Lula (aqui, em inglês).

A reportagem de fato força a barra ao transformar o caso em "preocupação nacional", carece de fontes confiáveis e, sobretudo, de razão de ser; o Lula beber ou deixar de beber está longe de ser o maior problema deste país. Pior é o que ele diz -- e faz -- quando está sóbrio.

É até compreensível que o governo manifeste indignação e faça ruídos de desagrado, mas daí a processar o jornal e/ou o jornalista vai uma grande distância -- até porque o que o Larry Rohter escreveu -- exagero de interpretação e fontes duvidosas à parte -- é verdade. Fala-se, e fala-se muito, a respeito do que o Lula bebe.

Se o embaixador em Washington protestar, registra-se a indignação nacional perante a aleivosia do maligno jornal -- e pronto, o assunto morre por aqui. Agora, se o governo abrir um processo, a vida etílica do supremo mandatário da nação corre o risco de ser discutida exaustiva e minuciosamente, durante meses...

Vale encarar?

Update: O Merval foi na mosca. Copiei a coluna para cá porque amanhã, no Globo On, ela já sai do ar.



Nenhum comentário: