
Eta semaninhas tumultuadas, sô!
Agora estou fazendo as malas, viajo amanhã, isto é, logo mais.
cora rónai
uma espécie de diário
O psicólogo fazia testes para admissão de novos candidatos em uma empresa de seleção.Piada é sempre uma coisa inteiramente improvável, né?
- O senhor pode contar até dez, por favor!
- Dez, nove, oito, sete, seis, cinco, quatro, três, dois, um.
- Por que você contou de trás pra frente?
- É que eu trabalhava na Nasa!
- Sinto muito, está reprovado!
Entra o próximo.
- O senhor pode contar até dez, por favor!
- Um, três, cinco, sete, nove, dois, quatro, seis, oito, dez!
- Por que você contou primeiro os ímpares e depois os pares?
- Porque eu trabalhava como carteiro.
- Sinto muito, está reprovado!
Entra o próximo.
- Antes de começarmos, por favor me diga uma coisa, o que o senhor fazia no emprego anterior.
- Eu era funcionário público!
- OK! O senhor pode contar até dez?
- É claro! Dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez, valete, dama, rei e ás.
O que vimos sábado passado no Saia-Justa, programa comemorativo de um ano no ar, foi uma lástima. É lamentável que um programa dito "cabeça" e "inteligente" tenha colocado no ar o comentário de uma das participantes: Fernanda Young, sobre o seu conceito de velhice. Fernanda Young se destaca no programa por sua prepotência, sua falta de humildade, sua superficialidade, suas frases feitas supostamente inteligentes, sua insegurança disfarçada em querer aparecer a qualquer custo, sua falta de respeito ao ser humano, sua imaturidade, sua agressividade e seu ódio interior. Querendo mostrar que é "mulher-cabeça feita" ela não passa de uma adolescente querendo se auto-afirmar, o que condiz com o sobrenome que adota, já que no inglês "young" significa : jovem, pessoa nova. Fernanda é a nota que destoa no programa. É a peça que não encaixa.
Pois no aniversário de um ano do programa a "jovem" interrompe Marisa Orth que dizia que o que ela achava mais lindo era a gargalhada de uma criança e o sorriso de um velho, e ainda em off (a câmera ainda estava na Marisa) Fernanda Young diz: "Eu tô cagando pra velho" e, não satisfeita, completa: "Eu tenho uma teoria que até já escrevi a respeito: Todo velho é um filho-da-puta que envelheceu. Sabe aquela história de que "vaso ruim não quebra"? Pois é, pra mim velho é um vaso ruim, é por isso que não quebrou; se chegou à velhice é vaso ruim, é filho-da-puta!"
É lastimável o conceito que essa jovem tem sobre o velho, o idoso. O grave não é tanto o que ela pensa, que isso é problema dela, ela que inevitavelmente só terá duas escolhas no futuro. ou morrerá antes do tempo, ou envelhecerá para ver como é viver num país com pessoas que pensam como ela e tratam o velho com total desrespeito. O grave é essa jovem dizer isso em Rede Nacional, numa posição de formadora de opinião, que é a posição do artista na sociedade. Essa jovem deveria ser condenada judicialmente a trabalhar como voluntária em lares de idosos e abrigos de velhos por anos a fio até aprender o valor que o velho tem, e assim servir de exemplo para que isso não se repita, para que outros não usem do direito da palavra com essa total irresponsabilidade num veículo de comunicação.
A insanidade, desrespeito, falta de educação e generosidade, prepotência, imaturidade e falta de inteligência levam pessoas como essa Fernanda Young a esquecer o que idosos morreram fazendo, ou ainda fazem, em vidas dignas que dão dignidade ao nosso país. Copiemos o modelo do Oriente, onde a opinião dos velhos é buscada, respeitada e seguida, em sociedades onde à experiência se dá o devido valor. (Alexander Zimmer)
"No último dia 21, meu site, o InterNey, foi invadido por hackers. A única coisa que não consegui restaurar foi a lista de inscritos no InterNey-Notícias. Estou enviando esta mensagem para todos os meus conhecidos; se você estava inscrito nesta lista pode se inscrever novamente aqui. A InterNey-Notícias é uma lista através da qual envio dois ou três e-mails por semana com links para sites e notícias interessantes que encontro pela net diariamente."Falando sério: que palhaçada, esses caras! Hackear um site do bem como é o InterNey, que tantos serviços presta à comunidade, é o que há de pior.
"Aparentemente, o problema estaria no blogspot, já que a ferramenta de publicação está acusando disk quota limit (26Mbytes). Existe realmente um limite de armazenamento, mesmo o blog sendo Pro? Não há uma opção para aumentar esse limite?"
"Diz uma folha trazida pelo vento que o ataque que derrubou o Terra por três dias foi uma vingança de ex-funcionários que não poderiam ter sido demitidos, pois sabiam bem demais como ele funcionava. É a teoria mais plausível, não?" (Mario AV)
"Caríssimos e adorados amigos:
Eu sei que é sexta-feira à noite e a grande maioria de vocês está fechando a edição de sábado e respirando fundo pra fechar domingo. Por isso o aviso do Subject...
Esse meu email é um apelo e um convite. E como todo mundo está correndo, vou ser breve:
Os amigos brasileiros do poeta e jornalista cubano Raúl Rivero (grupo no qual essa missivista se inclui) estão se mobilizando para tentar que o governo brasileiro conceda asilo político ao escritor. Um dos maiores nomes da literatura cubana contemporânea, Raúl foi recentemente condenado num processo relâmpago, pela Justiça de Cuba, a 20 anos de prisão sob a acusação de traição.
Aos 58 anos e com problemas de saúde, Raul defende a não-violência e não merece passar o restante de sua vida numa prisão sem ter cometido nenhum crime -- a não ser o de praticar um jornalismo independente. Atualmente, ele ocupa o cargo de vice-presidente do Comitê de Liberdade de Imprensa e Informação da Associação Interamericana de Imprensa. O seu trabalho de organizar uma agência de notícias independente com 40 jornalistas em Cuba -- apesar da proibição que exercesse a profissão -- foi premiado pela entidade Repórteres sem fronteiras e pela Universidade de Stanford.
Mas acima de tudo, o que eu queria dizer pra vocês, é que esse cara, baixo, gordo, de voz rascante, igual um Vinicius caribenho e de um humor ferino à toda prova é uma das pessoas mais fascinantes que já conheci. Em Havana, ele abria sua casa e suas cadeiras de balanço para todo jornalista que lhe batia na porta - ou que encontrasse num "Rum das cinco" na Uneac (União dos Escritores e Artistas Cubanos), como foi o meu caso. E sempre, sempre recusou qualquer presente. Um lápis gasto que fosse. Ainda que penasse com a falta de papel, canetas e fitas de máquina para trabalhar.
E no Rio de Janeiro, tenho certeza, Raúl estaria ao nosso lado no Capela, no Jobi, no Botequim, no Belmonte e onde quer que houvesse uma gargalhada, uma opinião, um sentimento, um verso, um título, uma manchete, um golpe no peito. Porque ele é um de nós.
Enfim, a maneira que estamos encontrando de encaminhar um pedido de asilo político ao governo brasileiro é coletando assinaturas num abaixo assinado eletrônico que está no site:
http://raulrivero.blogspot.com
Se vocês quiserem participar, basta clicar no "Adicione um comentário" e deixar o nome e e-mail para que possamos incluir na lista. Sabemos que será uma articulação de difícil costura mas vamos começar encaminhando esse documento ao novo embaixador brasileiro em Havana, Tilden Santiago.
No site, vocês também poderão saber mais sobre a vida de Raúl.
É isso...
Valeu, pessoal! Obrigada por me ouvirem. Hoje (e sexta à noite lá é dia pra se pedir a atenção de alguém???) ou nesses dias em que as coisas andam do avesso.
Um beijo em todos,
Rosane
Ao vivo durante a aula de Lab. de Eng.Soft.(Daqui, por aqui.)
considerações da professora: "A Microsoft doou graciosamente os Visual Studio.NET para vocês utilizarem". Eu mereço.
[Agora ela está explicando a maravilha da plataforma .NET e todas as maravilhas da Microsoft, como o Application Wizard]
[Agora ela está aprendendo a usar o .NET, que é pra idiotas, mas nem tanto. ]
A professora sugeriu que usassemos o VS.NET para desenharmos a interface do nosso aplicativo web. Como a média de QI da classe é superior ao da professora, todos decidiram usar HTML mesmo pra fazer a interface (o óbvio). A graça é que tem um grupo que morre de medo dela, então estão fazendo em HTML e deixaram o VS.NET aberto pra quando ela passar achar que eles estão usando o VB. É o fim.
Outra pérola: "Porque vocês não vão conseguir fugir do padrão Microsoft". No comments.
Esse é o Departamento de Computação e Sistemas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
"Enfim estamos falando sobre o assunto, que é muito grave. O governo passado já havia processado a Nestlé e a Perrier por este caso da Pure Life. Era a única argumentação para pegá-los. Assim como pegaram o Al Capone pelo imposto de renda. Mas quando os jornalistas locais foram entrevistar o pessoal das multinacionais, no Parque das Águas de São Lourenço, eles informaram que ninguém faria nada definitivo contra eles, pois eles soltam verba para pesquisas no Brasil.Gente, eu estou ficando cada vez mais chocada com essa história das águas. Tinha apenas uma vaga noção do que está acontecendo em São Lourenço até receber um email do GilsonJR me chamando a atenção para o assunto e me dando o link para a página da Cidadania pelas Águas.
Muitas fontes secaram. Água Magnesiana, nem pensar. Ela era oferecida para o povo todo em tornairas que dão para a rua. Quem desejasse era levar vasilhas e tomar da água. Depois ficou um tempo sem água. E agora ela deve vir de alguma outra fonte, sem gás. Eles poderiam, por contrato, escavar para retirar água até, se não me engano, 30 metros de profundidade. Triplicaram o buraco. E não há tempo para reposição das águas pela chuva. Em breve o Parque das Äguas poderá virar um deserto.
Nas cidades vizinhas estamos atentos para que estas empresas não consigam ganhar concessões. Em São Lourenço o pessoal reclama, faz passeata, e nada adianta. Existe sempre o político e seus interesses...
Na Califórnia estas multinacionais perderam uma causa e foram forçadas a acabar com a exploração predatória. É o que contam os que lutam pela causa da água por aqui. e neste precedente repousa alguma esperança que o povo ainda possa ter.
Eles fizeram, no ano passado, ou retrasado uma grande obra na empresa, ampliando suas instalações, aterrando uma parte do lago do parque. Temíamos que ganhassem a concessão para exploração da água em Caxambu e Contendas, mas parece que ainda estão lutando por isto. Esta é, porém, a única justificativa para a ampliação das instalações, já que a água por lá está secando.
Eles estão fazendo acumpuntura no solo. Parece que é uma equipe da Holanda que vem e enterra no solo umas placas negras, que chamam de agulhas. Aqui no Parque das Águas de Caxambu já existem algumas. Plantadas há muito tempo.
Vamos continuar denunciando o que está acontecendo aqui. É crime. Nosso subsolo está todo vendido."
Galera, o negócio de São Lourenço é seríssimo. Tenho um amigo que é promotor de justiça em MG (de Cataguazes; no momento está quebrando um dobrado) e segundo ele, várias fontes -- como a Magnesiana, por exemplo -- já secaram. O lençol freático do município se rebaixou de forma alarmante. Aos que já foram a São Lourenço: lembram da fonte D. Pedro, em que várias vezes não se conseguia entrar porque era tanta água que inundava a fonte? Pois é, isso não acontece mais
O pior é que a Nestlé pega aquela água maravilhosa, totalmente natural, tira todos os sais minerais, os recoloca artificialmente e cormecializa a água com o nome de Pure Life. Para mim, o nome dela é Pure Death, pois destrói algo que a natureza demorou milhares de anos para fazer. É uma água fast food. Segundo químicos industriais, tal água Pure F*ck poderia ser feita com água da bica que seria igual, já que a Nestlé só aproveita o H2O.
Ou seja: é um absurdo! Temos que ventilar essa notícia!!! (Andre Decourt)
Encantado com a eficiente ação do Governo Bush em derrubar um cruel tirano e restabelecer a liberdade no Iraque, aproveito para indicar outras ações imediatas, embasadas no mesmo e elevado motivo, guiado por Deus-todo-poderoso:
Segundo o "Annual Report Summaries 2002", o mais recente relatório anual publicado pela Amnesty International, ainda falta intervir em:
47 países onde ocorreram execuções extrajudiciais 35 países onde pessoas 'desapareceram' 111 países onde pessoas foram torturadas ou maltratadas pelas forças de segurança, polícia ou outras autoridades do Estado 56 países onde existem prisioneiros de consciência 54 países onde as pessoas foram arbitrariamente detidas ou aprisionadas, sem acusação ou julgamento 50 países onde pessoas foram condenadas à morte; e, em 27 deles, as sentenças foram executadas 42 países onde graves abusos contra os Direitos Humanos foram cometidos por grupos armados de oposição, tais como a matança deliberada e arbitrária de civis, tortura e rapto de reféns.
Ôps, só que o problema da lista acima é que os EUA fazem parte desta mesma lista, por abusos cometidos contra os Direitos Humanos.
Sobretudo depois de 11 de setembro -- na época do relatório, que plota apenas o ano de 2001, 1.200 pessoas, sobretudo estrangeiros, haviam sido detidos incomunicados; e, em novembro do mesmo ano, o Pres. Bush passou uma lei estabelecendo uma comissão militar especial, para julgar cidadãos não-americanos suspeitos de envolvimento com o "terrorismo internacional", que atropela as normas internacionais de um julgamento justo.
Os EUA igualmente ignoram e desrespeitam a ONU, a Convenção de Genebra, os acordos internacionais de Armas Químicas e Nucleares e os acordos internacionais do Meio Ambiente.
Como já dizia Juvenal, o romano (55 A.D. - 127 A.D.), "Quid custodiet ipsos custodes?" (Quem nos protege dos nossos 'protetores?)
"A munição explodiu entre a equipe da agência de notícias Reuters e atingiu o cinegrafista ucraniano Taras Protsyuk, o britânico Paul Pasquale e dois outros jornalistas, incluindo a repórter libanesa-palestina Samia Nakhoul, além de José Couso, do canal espanhol Telecinco.
Os americanos se justificam com o que todas as evidências provam ser uma clara mentira. O general Bufford Blount, da 3ª Divisão de Infantaria, afirmou que seus veículos estavam sob fogo de franco-atiradores instalados no hotel Palestine.
O testemunho do general não é verdadeiro. Eu estava passando por uma rua entre os tanques e o hotel no momento em que ele foi atingido -- e não havia nenhum tiroteio."(Robert Fisk, no The Independent)
"Gosto de gatos. São silenciosos e sábios. Gostam de música clássica, detestam barulho. São pensativos, sinceros, não bajulam o dono e nem ninguém. Já tive muitos. Quando trabalho de madrugada, gosto que fiquem comigo. Eles sobem na minha mesa e ficam quietinhos, enquanto escrevo." Manoel Carlos, ao Globo (Jornal da Família).
"Voltei para lembrar que hoje é o dia do jornalista. Que fique uma homenagem para os guerreiros que estão lá no olho do furacão e aos que transmitem as informações para o resto do mundo!"
Não tem jeito.
Um desastre ambiental de proporções terríveis atinge o Rio de Janeiro.
Qual é a primeira providência da nossa governadora? Atacar o governo de Minas Gerais.
É a cartilha dos garotinhos mimados:
Primeiro esperneie. Depois saia acusando um coleguinha. Só mais tarde, emburrado, tente entender o que aconteceu e se “os mais velhos” podem resolver.
Só falta um cascudo.
Ainda bem que a Igreja, sempre atenta, já tomou providências. Liberou o consumo de carne vermelha na Semana Santa. Parece, que por enquanto, água também pode.
Ah! A tal empresa Guataguazes continua funcionando
"Pelo menos essa guerra (....) está fazendo a gente olhar mais e aprender mais sobre a cultura do outro. Nunca se falou tanto da cultura árabe como agora e estamos vendo o quanto ela é bela."Pois.
"A maior parte das crianças da Febem roubou a primeira vez para consumir, instigada pela propaganda maciça que tem a petulância e a insensatez de ditar o que somos, de onde viemos e para onde vamos. Os desejos destes meninos e meninas podem ser um tênis igual ao do ídolo rap, a bolsinha da Xuxa, a saiinha da Carla Perez ou a droga que irá abrir o portal do poder. Eles pensam assim: -- Besta é quem perde tempo e saúde trabalhando --, mesmo que estejam naquela situação degradante de internos da Febem." Henriette Tognetti Penha Morato, do Instituto de Psicologia da USPO Claudinho me mandou este texto ontem. O nível de infelicidade gerado pela sociedade de consumo sempre me assusta, inclusive porque não vejo como vamos sair disso algum dia. Houve um tempo em que as crianças usavam sapatos -- melhores ou piores, conforme a sua situação social, mas essencialmente iguais. Eram apenas calçados. Hoje são Nikes, Adidas, sei-lá-o-quês. Um menino mata outro menino por um par de tênis. Não porque não tenha o que calçar, mas porque não tem o tênis que a publicidade diz que é bacana.
"A coisa mais importante é que as pessoas entendam como a arquitetura da internet controla sua liberdade. Se elas não compreendem de onde a liberdade está sendo retirada, não terão nada contra o que lutar."Matou a pau. É por isso que é importante saber o que é a internet, como funciona, por onde passa. Não adianta dizer, como tantos dizem, que "Não entendo nada dessas coisas, detesto tecnologia, uso a rede como um motorista usa um carro" -- até porque esta analogia está errada. No caso, é melhor dizer "Uso a rede como quem anda de ônibus" -- com todas as implicações nisso contidas.
São 5:49am no Rio, 12:49am em Bagdá. Está passando ao vivo na CNN a epopéia de um soldado iraquiano ferido há mais de 6 horas entre duas pistas da autoestrada de acesso ao aeroporto internacional Saddam em Bagdá. Um dos repórteres "embedded" da CNN, com habilidade médica, está tratando do ferido, com a proteção de dois militares americanos. Detalhes tocantes de bolsinhas de soro, ataduras ensangüentadas e luvas cirúrgicas. É um salvamento emocionante. Como são caridosos e humanos os americanos. É uma cena de cortar o coração, ver a compaixão desse exército tão bondoso.
O soldado, que tem uma cruz dourada no uniforme, indicando que não é pouca bosta, gesticula loucamente, como se estivesse doendo pacaralho a intervenção do repórter doutor. Ele se debate. No instante seguinte, o cameraman muda o enquadramento para mostrar só os militares que cercam o ferido, mas não mais seus braços nem nenhuma parte de seu corpo.
Passa um tempinho e a maca já está pronta, e vão pegar a vítima para levar para local mais seguro. Agora já são uns 8 milicos em volta do carinha. Tudo transmitido ao vivo pelo videophone, com direito a narração minuciosa de todos os movimentos. Pronto, já botaram o sujeito dentro de um veículo médico.
Agora sim, está tudo ok, o homem está salvo. A cobertura deve ter servido, pelo menos um pouco, para comprovar que o exército americano é composto de seres benfazejos e movidos apenas pelas intenções mais puras. E a CNN então nem se fala. Um primor de cobertura, ainda mais com um repórter que é herói. Desculpem, tenho que parar pois as lágrimas me turvam a vista. (Carlos Alberto Teixeira)
Acompanho, pela RTP, a cobertura da Guerra do Iraque, desde a primeira hora. Emocionante. Melhor cobertura internacional, seja no alcance, na atualidade ou na análise. Entusiasmado, passei a ver os outros programas da RTP. E, como carioca (natural do Rio) também fiquei encantado com as raparigas que atuam nos outros programas. Dá-me a impressão de que vocês só contratam "garotas de Ipanema". Millôr Fernandes
"To prevent terrorism by dropping bombs on Iraq is such an obvious idea that I can't think why no one has thought of it before. It's so simple. If only the UK had done something similar in Northern Ireland, we wouldn't be in the mess we are in today. Continua." (Terry Jones, The Observer)