27.4.03



Fernanda Stupid

Minha amiga Ana Lagoa, que não é de passar correntes, encaminhou este artigo ao seu círculo de correspondentes. Fez muito bem. Eu não vi o programa a que se refere o texto -- tudo o que vejo em televisão são jornais, a BBC, o Discovery e o Animal Planet, fora um filme de vez em quando -- mas o que o Joaquim escreveu no outro dia me deixou de cabelo em pé. Se aquela baixaria lá é o que elas entendem por "ser mulher", aviso: tou fora, criando uma ala dissidente.
O que vimos sábado passado no Saia-Justa, programa comemorativo de um ano no ar, foi uma lástima. É lamentável que um programa dito "cabeça" e "inteligente" tenha colocado no ar o comentário de uma das participantes: Fernanda Young, sobre o seu conceito de velhice. Fernanda Young se destaca no programa por sua prepotência, sua falta de humildade, sua superficialidade, suas frases feitas supostamente inteligentes, sua insegurança disfarçada em querer aparecer a qualquer custo, sua falta de respeito ao ser humano, sua imaturidade, sua agressividade e seu ódio interior. Querendo mostrar que é "mulher-cabeça feita" ela não passa de uma adolescente querendo se auto-afirmar, o que condiz com o sobrenome que adota, já que no inglês "young" significa : jovem, pessoa nova. Fernanda é a nota que destoa no programa. É a peça que não encaixa.

Pois no aniversário de um ano do programa a "jovem" interrompe Marisa Orth que dizia que o que ela achava mais lindo era a gargalhada de uma criança e o sorriso de um velho, e ainda em off (a câmera ainda estava na Marisa) Fernanda Young diz: "Eu tô cagando pra velho" e, não satisfeita, completa: "Eu tenho uma teoria que até já escrevi a respeito: Todo velho é um filho-da-puta que envelheceu. Sabe aquela história de que "vaso ruim não quebra"? Pois é, pra mim velho é um vaso ruim, é por isso que não quebrou; se chegou à velhice é vaso ruim, é filho-da-puta!"

É lastimável o conceito que essa jovem tem sobre o velho, o idoso. O grave não é tanto o que ela pensa, que isso é problema dela, ela que inevitavelmente só terá duas escolhas no futuro. ou morrerá antes do tempo, ou envelhecerá para ver como é viver num país com pessoas que pensam como ela e tratam o velho com total desrespeito. O grave é essa jovem dizer isso em Rede Nacional, numa posição de formadora de opinião, que é a posição do artista na sociedade. Essa jovem deveria ser condenada judicialmente a trabalhar como voluntária em lares de idosos e abrigos de velhos por anos a fio até aprender o valor que o velho tem, e assim servir de exemplo para que isso não se repita, para que outros não usem do direito da palavra com essa total irresponsabilidade num veículo de comunicação.

A insanidade, desrespeito, falta de educação e generosidade, prepotência, imaturidade e falta de inteligência levam pessoas como essa Fernanda Young a esquecer o que idosos morreram fazendo, ou ainda fazem, em vidas dignas que dão dignidade ao nosso país. Copiemos o modelo do Oriente, onde a opinião dos velhos é buscada, respeitada e seguida, em sociedades onde à experiência se dá o devido valor. (Alexander Zimmer)

Nenhum comentário: