25.4.03




Como perder um homem em dez dias

Desligue o cérebro

Era uma vez uma jornalista linda, inteligente e engraçada, que trabalhava para uma revista feminina mas sonhava com o vôo mais alto dos Grandes Assuntos; e era uma vez um rapaz lindo, nem tão inteligente e um pouco menos engraçado, mas de resto totalmente gracinha, que trabalhava para uma agência de publicidade com as contas de cervejarias e artigos esportivos, mas sonhava com a conta dos diamantes. Por um desses misteriosos acasos do cinema, no mesmo dia em que ela (Kate Hudson) topou o desafio de perder um homem em dez dias, ele (Matthew McConaughey) aceitou a aposta de conquistar uma mulher... em dez dias! Mas não qualquer mulher, e sim ela, a jornalista sonhadora. E não em “dez dias” de qualquer tempo, mas no mesmíssimo prazo. O resto é história — ou melhor, historinha.

“Como perder um homem em 10 dias” (“How to lose a guy in 10 days”) é a típica comédia romântica americana. Os protagonistas são no fundo bonzinhos, apesar da total falta de escrúpulos que demonstram ao aceitar desafio e aposta, e os outros personagens são apenas caricaturas: a editora de moda, as jornalistas, o dono da agência, os publicitários... enfim, acho que todos nós já vimos este filme antes.

Mas, tudo bem, vamos ver de novo e vamos até nos divertir com o enredo sem pé nem cabeça, as situações de sempre e o final previsível. As meninas vão amar e os meninos vão se sentir heróicos por suportarem duas horas de bobagem em nome do amor. No fim, seremos felizes para sempre.

(O Globo, Rio Show, 25.4.2003)

Nenhum comentário: