11.4.03



Sai de baixo!

Dando uma carona pro sem-blog Tom Taborda:
Encantado com a eficiente ação do Governo Bush em derrubar um cruel tirano e restabelecer a liberdade no Iraque, aproveito para indicar outras ações imediatas, embasadas no mesmo e elevado motivo, guiado por Deus-todo-poderoso:

Segundo o "Annual Report Summaries 2002", o mais recente relatório anual publicado pela Amnesty International, ainda falta intervir em:

  • 47 países onde ocorreram execuções extrajudiciais
  • 35 países onde pessoas 'desapareceram'
  • 111 países onde pessoas foram torturadas ou maltratadas pelas forças de segurança, polícia ou outras autoridades do Estado
  • 56 países onde existem prisioneiros de consciência
  • 54 países onde as pessoas foram arbitrariamente detidas ou aprisionadas, sem acusação ou julgamento
  • 50 países onde pessoas foram condenadas à morte; e, em 27 deles, as sentenças foram executadas
  • 42 países onde graves abusos contra os Direitos Humanos foram cometidos por grupos armados de oposição, tais como a matança deliberada e arbitrária de civis, tortura e rapto de reféns.

    Ôps, só que o problema da lista acima é que os EUA fazem parte desta mesma lista, por abusos cometidos contra os Direitos Humanos.

    Sobretudo depois de 11 de setembro -- na época do relatório, que plota apenas o ano de 2001, 1.200 pessoas, sobretudo estrangeiros, haviam sido detidos incomunicados; e, em novembro do mesmo ano, o Pres. Bush passou uma lei estabelecendo uma comissão militar especial, para julgar cidadãos não-americanos suspeitos de envolvimento com o "terrorismo internacional", que atropela as normas internacionais de um julgamento justo.

    Os EUA igualmente ignoram e desrespeitam a ONU, a Convenção de Genebra, os acordos internacionais de Armas Químicas e Nucleares e os acordos internacionais do Meio Ambiente.

    Como já dizia Juvenal, o romano (55 A.D. - 127 A.D.), "Quid custodiet ipsos custodes?" (Quem nos protege dos nossos 'protetores?)
  • Nenhum comentário: