11.4.03



ÁGUA!

Mais um texto dos comentários. Com a palavra, a Esther Maria Duarte Lucio Bittencourt:
"Enfim estamos falando sobre o assunto, que é muito grave. O governo passado já havia processado a Nestlé e a Perrier por este caso da Pure Life. Era a única argumentação para pegá-los. Assim como pegaram o Al Capone pelo imposto de renda. Mas quando os jornalistas locais foram entrevistar o pessoal das multinacionais, no Parque das Águas de São Lourenço, eles informaram que ninguém faria nada definitivo contra eles, pois eles soltam verba para pesquisas no Brasil.

Muitas fontes secaram. Água Magnesiana, nem pensar. Ela era oferecida para o povo todo em tornairas que dão para a rua. Quem desejasse era levar vasilhas e tomar da água. Depois ficou um tempo sem água. E agora ela deve vir de alguma outra fonte, sem gás. Eles poderiam, por contrato, escavar para retirar água até, se não me engano, 30 metros de profundidade. Triplicaram o buraco. E não há tempo para reposição das águas pela chuva. Em breve o Parque das Äguas poderá virar um deserto.

Nas cidades vizinhas estamos atentos para que estas empresas não consigam ganhar concessões. Em São Lourenço o pessoal reclama, faz passeata, e nada adianta. Existe sempre o político e seus interesses...

Na Califórnia estas multinacionais perderam uma causa e foram forçadas a acabar com a exploração predatória. É o que contam os que lutam pela causa da água por aqui. e neste precedente repousa alguma esperança que o povo ainda possa ter.

Eles fizeram, no ano passado, ou retrasado uma grande obra na empresa, ampliando suas instalações, aterrando uma parte do lago do parque. Temíamos que ganhassem a concessão para exploração da água em Caxambu e Contendas, mas parece que ainda estão lutando por isto. Esta é, porém, a única justificativa para a ampliação das instalações, já que a água por lá está secando.

Eles estão fazendo acumpuntura no solo. Parece que é uma equipe da Holanda que vem e enterra no solo umas placas negras, que chamam de agulhas. Aqui no Parque das Águas de Caxambu já existem algumas. Plantadas há muito tempo.

Vamos continuar denunciando o que está acontecendo aqui. É crime. Nosso subsolo está todo vendido."
Gente, eu estou ficando cada vez mais chocada com essa história das águas. Tinha apenas uma vaga noção do que está acontecendo em São Lourenço até receber um email do GilsonJR me chamando a atenção para o assunto e me dando o link para a página da Cidadania pelas Águas.

Acho que está havendo pouca divulgação disso na imprensa: este é um assunto da maior seriedade, que tem que ser discutido , ou daqui a pouco todas as estâncias hidrominerais serão lembrança do passado. É lógico que vou levar o caso pro jornal, mas independentemente disso, proponho que a gente tente fazer barulho aqui na rede, criando links e circulando informações entre os blogs.

Quem sabe assim a gente consegue chamar a atenção de alguém que possa, efetivamente, fazer alguma coisa.

Nenhum comentário: