28.10.02




BRASIL

Sábado fui assistir ao recital do Projeto Villa-Lobinhos no Instituto Moreira Salles. Administrado pela Viva Rio, ele é uma iniciativa do próprio IMS e do Museu Villa-Lobos, e patrocina, junto com padrinhos e madrinhas, a educação de jovens instrumentistas de famílias de baixa renda entre 12 e 20 anos de idade.

Querem saber? Fiquei emocionada ao ver aqueles meninos e meninas de comunidades carentes, que vivem nas condições mais precárias, fazendo, com seus violinos, flautas e violoncelos, seus pandeiros e violões, uma música tão bonita, criativa e feliz.

Depois do concerto, Rodrigo Belchior, coordenador e olheiro do projeto, que percorre as comunidades caçando esses jovens talentos, nos contou alguns casos que viveu ao longo dos últimos três anos com os garotos. Por trás de cada um deles há uma história de luta e de perseverança que nós, bem nascidos, mal podemos imaginar. E em cada um deles -- a partir do próprio Rodrigo, um vencedor que cresceu no Santa Marta -- está a prova de que é possível, sim, criar um futuro melhor para o país.

Recomendo a quem mora no Rio ficar de olho nesses meninos, e ir assistir ao seu próximo concerto.

Eles merecem o nosso apoio e o nosso aplauso.

Nenhum comentário: