20.7.09

Viagem: todo cuidado é pouco!

No ano passado me bateu uma grande saudade de fotografar “de verdade”, e comprei uma Nikon D60, à qual fui juntando algumas lentes. Além da 18-55mm que veio com a máquina tenho uma 70-300mm e dois xodós especiais, uma Tamron 10-20mm e uma 105 macro (que a Nikon insiste em chamar de micro). O problema é que, em termos de foto, vivo ao contrário do resto das pessoas: trabalho com o Nokia N95, e me distraio com a Nikon – mas haja ombro para carregar a tralha!

Estou planejando uma viagem longa para as férias, e me lembrando das malas e caixas de alumínio que volta e meia vejo nas esteiras, tive uma idéia meio doida: e se eu despachasse o equipamento? Lancei a pergunta para os fotógrafos do Twitter e do Facebook; as respostas que recebi me fizeram desistir rapidinho da insanidade. A opinião geral é que equipamento não se despacha:

Rogerio Ehrlich: É melhor levar junto contigo, existe o risco de extravio, roubo de malas, e equipamento jogado pra lá e pra cá... Se for para o exterior, declarar o equipamento na saída para não ter dor de cabeça na volta!

Leonardo Aversa: Depende do equipamento. Soube de um fotografo que despachou uma lente Nikon 300mm f2.8 e recebeu um mostruário da Swarovski.

(Confesso que essa me fez rir muito, apesar da tragédia. A lente mencionada, que é o sonho de todo mundo que precisa de uma tele clara, custa a bagatela de cinco mil dólares na B&H, em Nova York – e sem taxa!)

Andre Arruda: Depende. Câmeras & lentes viajam comigo, mas as companhias aéreas estão com restrições de peso severas. Despacho flashes, tripés, refletores e cabos em cases da Alvha reforçados com plástico bolha ''heavy duty'', o padrão atual para transporte de obras de arte. Já tive um case Pelican que aguentava TUDO, mas vendi por falta de uso e exce$$o de peso nos voos. A rigor, nunca despachar câmera/lente, ou usar um case especial, trancado a cadeado, se não tiver outro jeito. Ah, sim, e se houver conexões, é bom levar um terço, bíblia, talmud, coorão, Richard Dawkins...

Andrea Camara: Câmeras/lentes, sempre com você. Geradores despachados já chegaram quebrados. Quando o volume é grande não tem jeito. Embalar bem. Cases da Pelican também ajudam.

Enfim: recomenda-se a quem estiver pensando em viajar com equipamento que se prepare para levá-lo consigo. As famosas cases da Pelican, lembradas pelo André e pela Andrea, são verdadeiras caixas fortes estanques, à prova inclusive de elementos químicos, mas não, infelizmente, à prova de sumiço em aeroportos.

Por falar nisso, o vídeo de Dave Carroll reclamando que teve a guitarra quebrada pela United já foi assistido quase cinco milhões de vezes no You Tube. É a vingança mais bem humorada dos últimos tempos! Em http://migre.me/3vzH.


(O Globo, Revista Digital, 20.7.2009)

Nenhum comentário: