20.2.06



Para encher os olhos

Ele é da escola antiga: não gosta de digitais, anda sempre com uma Leica no bolso e, salvo raríssimas exceções, teima em fotografar apenas em P&B, apesar de ter cada vez mais dificuldades em encontrar filme e papel. Faz ? e fez ? maravilhas: afinal, são 60 anos de estrada, registrados em quase quatro mil negativos. Apesar disso, conheço poucos fotógrafos tão dispostos a apreciar a evolução da arte. Uma pequenina ponta do deslumbrante iceberg de imagens de Flávio Damm está em exposição na Galeria Soraia Cals, na Rua Marquês de São Vicente 22, sala 201: uma exposição imperdível.



Com vocês, o GSM do ano

O 3GSM, que foi ao ar em Barcelona semana passada, conforme vocês já puderam constatar ao longo desta edição, é a grande festa do mundo GSM. Tem até o seu equivalente a um desfile de misses, quando é anunciado o melhor aparelho GSM do ano.

No ano passado, esta honra foi, merecidamente, do D500 da Samsung, um dos telefoninhos mais gostosos do mundo celular; este ano, brilhou a estrela do Nokia 8800, misto de elegância e tecnologia que conquistou, em menos de seis meses, mais de um milhão de usuários europeus -- e isso a despeito do preço estratosférico de 800 euros (cerca de R$ 2 mil).

O 8800 -- que ainda não tive o prazer de ver em pessoa -- tem corpo de aço inoxidável, tela em "vidro mineral" (isso me intriga: existe vidro não-mineral?) que não arranha e, supremo toque de classe, trilha sonora exclusiva composta por Ryuichi Sakamoto.

Não é, logicamente, um modelito para mortais comuns, mas nem é essa a sua intenção: o objetivo da Nokia, ao lançá-lo, foi oferecer um produto exclusivo, aparentado com jóias e relógios de griffe; a quantidade de usuários satisfeitos que encontrou mostra que atingiu seu objetivo -- e que há mais gente com grana neste mundo do que se imagina.

Com tudo isso, o 8800 não chega a ser um campeão como câmera ou player. A definição de sua câmera (muito inteligentemente protegida, por sinal) é de apenas 800 x 600; e não há nele espaço para um cartão que permita ao usuário arquivar mais de 50Mb em músicas, o que é bem pouco em padrões atuais.

(O Globo, Info etc., 20.2.2006)

Nenhum comentário: