18.1.06



O ano promete...

O ano, que mal começou, promete grandes novidades: Macs rodando Intel, Palms movidos a Windows e, ao que tudo indica, mais um capítulo que se encerra na história da fotografia. Na quinta-feira passada, a Nikon anunciou que deixará de produzir praticamente toda a sua linha de câmeras e lentes tradicionais, para se dedicar com mais ênfase à produção de câmeras digitais.

Trocando em miúdos, dos sete modelos de câmeras para filme que ainda fabrica, e da infinidade de lentes para essas câmeras, a empresa, que é referência no fotojornalismo, manterá apenas dois aparelhos em produção.

Os porta-vozes da Nikon não revelaram quais modelos serão eliminados, mas o fim do filme é, aparentemente, uma tendência irreversível. Hoje fotógrafos que ainda se mantém no velho paradigma já se ressentem da falta de variedades de filmes e papéis para revelação, mais ou menos como aconteceu com seus antecessores que trabalhavam com formato 6 x 6 e, antes disso, em chapas de vidro.

A verdade é que, resolvidas as barreiras iniciais da resolução, do preço do equipamento e da capacidade de armazenagem, a fotografia digital é super campeã: não é poluente, é infinitamente mais barata em termos de produção e oferece a vantagem imbatível da conferência instantânea.

Este promete ser também um grande ano em termos de lançamentos de câmeras, cameraphones e toda a espécie de produtos de tratamento e exposição de imagens: afinal, é ano de Copa do Mundo, e há um mercado gigantesco de torcedores espalhado pelo planeta prontos a registrar os jogos na Alemanha, as viagens, as festinhas caseiras e o que mais cerca um evento esportivo desta magnitude.

* * *

O N90, um dos grandes trunfos da Nokia em termos de celular com câmera, acaba de chegar ao mercado brasileiro. Já recebi um para teste e em breve trago notícias (e fotos!); já a Sony Ericsson promete para meados do ano o lançamento de um aparelho com uma câmera melhor ainda do que as extraordinárias câmeras do K750i e do W800. Taí uma coisa que eu quero muito ver... e usar!

* * *

Para quem está começando o ano com um celular com câmera na mão e nenhuma idéia na cabeça, aí vai uma sugestão: que tal abrir uma conta no Flickr, em www.flickr.com?

Tocado com extrema competência, o sistema acabou sendo comprado pelo Yahoo no ano passado e, a despeito do medo inicial dos usuários, temerosos de ver uma reedição da ascenção e queda do Fotolog, a fórmula não desandou.

O Flickr continua rápido, ágil, cheio de novidades -- e aceita muito bem fotos enviadas de celulares, que pode reenviar, automaticamente, para os blogs dos usuários.

O segredo do bom uso disso tudo é um só: muito uso. Quanto mais se usa uma ferramenta, melhor se usa esta ferramenta.

Simples assim.


(O Globo, Info etc., 15.1.2006)

Nenhum comentário: