30.6.03



Chega! Ninguém agüenta mais!!!

Vocês vão dizer que eu ando obcecada com isso — e ando mesmo! Acontece que não agüento mais receber spam!!! Suponho que há quem fature com essa praga — além, claro, dos crápulas que vendem aqueles CDs com todos os emails da internet e mais alguns. Mas não sei até que ponto a corja que não hesita em anunciar o que ninguém quer se dá conta do grau de fúria crescente dos usuários contra mensagens marqueteiras não solicitadas, em qualquer de suas formas.

Por exemplo: na sexta passada, o “Wall Street Journal” informou que a Federal Trade Comission (FTC) abriu, nos EUA, uma lista para quem quiser pôr o seu telefone a salvo das chamadas de telemarketing. Nas primeiras 12 horas, mais de 370 mil pessoas já se haviam registrado. O número só não foi maior porque o sistema, que não estava preparado para este volume de adesões, ficou lento demais.

Até o fim do ano, a FTC estima que cerca de 60 milhões de telefones estarão registrados na lista. A partir de outubro, a empresa que fizer uma chamada para um número da lista pode ser multada em até US$ 11 mil. Lógico que os telemarqueteiros, que não se tocam, tentaram processar a FTC. Não conseguiram, felizmente. Se isso não é um recado claro, não sei o que é.

No Brasil, temos um exemplo local parecido: a Câmara Municipal de Porto Alegre que, obviamente, preocupa-se mais com os cidadãos do que a nossa inenarrável Alerj, aprovou, em dezembro passado, um projeto de lei que obriga as operadoras de telefonia a manter listas de usuários que não querem ser aborrecidos por telemarketing. Quem importunar alguém da lista acaba multado.

Há sugestões parecidas contra o spam — o equivalente online do telemarketing — em gestação no mundo todo. A verdade é que ninguém sabe mais o que fazer para deter essa onda insuportável de lixo. Aliás, a última dos spammers brasileiros — depois de toda a cascata a respeito do suposto decreto regulamentando a coisa, e em que ninguém mais cai — é mesmo uma gracinha: “Esta mensagem não é SPAM. É a divulgação de um trabalho sério. Não se preocupe, pois você não a receberá novamente.”

Spammers? Todos ao paredão!

Abel de endereço novo


Nosso coleguinha Abel Alves, que tão zelosamente responde às cartas dos leitores, avisa que mudou de endereço. Os seus cursos de manutenção de computadores funcionam agora na Rua Uruguaiana 10, sala 2209. O telefone é 2222-7774, e ele está finalmente equipado com Velox.


(O Globo, Info etc., 30.6.2003)

Nenhum comentário: