24.1.11

Toró e a Famiglia Gatto


No sábado à noite combinei com a Bia e com o Sérgio irmos à feirinha de adoção aqui em frente de casa. A idéia geral não era adotar ninguém; era só dar uma olhada para ver como estavam indo as coisas. Afinal, nesse momento, felizmente, o que não faltam são adotantes. 

Como imaginavamos, a feirinha estava bombando. Cheguei a ver duas senhoras discutindo por causa de um simpático viralata -- uma já estava preenchendo o formulário, ao passo que a outra dizia que tinha uma senha para aquele exato quadrúpede. A Bia, que torcia por um cachorro preto mais velhinho, entrou na história e tentou convencê-las de que ali, sim, estava um animal e tanto... 

Enfim, muita gente, muita gente do bem, muitas doações de todo o tipo.

Quando chegamos já havia poucos gatos, talvez meia-dúzia. E havia um, particularmente, que me chamou a atenção, porque conseguia se manter calmo no meio da bagunça, sem estar apático. Além disso, tinha a cara mais lindinha.

Foi amor à primeira vista.

Falei com a Roseli, pedi uma caixa de transporte emprestada e dez minutos depois ele estava confortavelmente instalado no banheiro de visitas, com água, comida, pipicat e uma caixa de papelão daquelas que eles tanto gostam; mais tarde, a Monca e a Heliana passaram aqui para conhecê-lo, e deram-lhe um banho muito bem dado.

Antes disso, ainda, o Sérgio, a Bia e eu concordamos que ele devia ter um nome que remetesse às suas origens. Passamos em revista todos os nomes dos bairros devastados, mas nenhum caiu bem. Até que pensei em Toró, e pronto: o nome pegou de primeira.

E como reagiu a Famiglia? Bom, os velhinhos Keaton, Tutu e Lucas, depois de cheirarem metodicamente a caixa e o espaço percorrido pelo novo hóspede, me olharam de banda, como quem diz "Te conheço!", e me deram um gelo durante a tarde; mas os mais novinhos, particularmente Tiziu e Matilda, ficaram de fato estarrecidos com a minha traição. Matilda faz Fuuuu! para a minha mão se ouso fazer carinho nela logo depois de pegar no Toró, e o Tiziu está com o ar mais amargurado do mundo.

Vai passar.

O Toró ficará um ou dois dias dormindo no banheiro, para evitar uma rebelião doméstica. E amanhã o Allecx vem vê-lo, para conferir que gato bacana veio nos fazer companhia.

Nenhum comentário: