15.1.11

Ecos da CES

Wallpapers da Gelaskins.com, Super Hero da Iomega e o Galapagos da Samsung.

Ao longo dos anos, várias formas de PC-TVs e TV-PCs foram tentadas, com a intenção de transformar os dois num único aparelho. Nenhuma deu certo porque, ergonomicamente, esses são dois aparelhos que se usam de forma muito diferente. A TV é coletiva e, à sua frente, ficamos relaxados; o computador tende a ser individual e, de modo geral, quando o estamos usando, estamos a trabalho. De modo que a idéia de juntá-los numa só engenhoca foi, aos poucos, ficando pelo caminho, ajudada pelos preços cada vez mais acessíveis dos componentes. Hoje os computadores têm muito de TV e os aparelhos mais sofisticados de TV já têm bastante de computador; mas uma coisa continua sendo uma coisa, e outra coisa continua sendo outra coisa.

O TV with Boxee + Storage, lançamento da Iomega na CES que chega ao Brasil ainda nesse semestre, propõe-se a fazer uma espécie de ponte entre os dois. Com capacidade de armazenagem de 1Tb ou 2Tb, ele é um media player que permite ao usuário ter, na TV, acesso à sua coleção digital de fotos, músicas e vídeos, onde quer que ela esteja: é que o Boxee é wi-fi e “fala” com toda a rede doméstica, do computador ao smartphone. Como é um animal conectado, também oferece acesso a qualquer conteúdo web, como os filmetes do You Tube, por exemplo, ou as estações de TV internet. Nos Estados Unidos e em alguns países europeus, onde as emissoras disponibilizam seriados e filmes, e locadoras funcionam na banda larga, a escolha vai ao infinito.   

O TV with Boxee + Storage  se destaca pela capacidade de armazenagem e pela possibilidade de conexão às redes sociais: ele já “nasce” com atalhos para o Twitter e para o Facebook, e seu controle remoto tem tecladinho Qwerty e touchpad. Um modelo mais modesto, o TV with Boxee, não tem armazenagem interna. Os dois, porém, têm saídas USB... para mais conexão! Os preços de lançamento nos EUA estão entre US$ 230 e US$ 350; aqui, evidentemente, a conversa será outra.

* * *

Da nossa série Números Curiosos: em 2Tb cabem cerca de 500 mil músicas, 800 mil fotos ou 770 horas de vídeo.

* * *

Ainda do estande da Iomega, dois outros lançamentos interessantes: a Personal Cloud, ou nuvem pessoal, que é um servidor trocado em miúdos para a compreensão simples das gentes, e uma das melhores invenções da CES, o Super Hero, um dock miúdo em que o usuário não só carrega o iPhone como faz backup automático do seu conteúdo, dispensando o computador (e o abominável iTunes) no dia-a-dia.

* * *

Na semana passada falei das minhas dúvidas em relação ao 3D. Depois de escrever vi, na feira, alguns produtos que me pareceram mais realistas do que as TVs: a sua aplicação em games e um smartphone da Sharp, o já famoso Galapagos, que trabalha com 3D sem óculos, e que funciona lindamente. Claro – quando o usuário consulta a tela de um celular, ele está sempre no local certo para ver a imagem em três dimensões. Esta gracinha, por enquanto, só no mercado japonês.

* * *

Dica: no site da Gelaskins, que faz “peles” lindas para celulares e computadores (e envia para o Brasil), os wallpapers para smartphones podem ser baixados de graça. Vale a pena chegar lá e fazer uma “colheita”. Fica em gelaskins.com.


(O Globo, Economia, 15.1.2011)

Nenhum comentário: