28.1.11

Notícias da Serra

Escreve a dra. Sabina Veras:

Relato de nossa visita aos abrigos de animais e da entrega das doações:

Tudo começou na última quinta-feira, 20/jan. Acordei muito incomodada por não estar fazendo nada pelos que sofreram com a catástrofe da chuva na região serrana do RJ. Por ser veterinária e por saber que os animais também foram vitimados por esta tragédia, decidi tentar ajudar por aí. Liguei para outros amigos veterinários e montei um grupo para subir a serra e ser voluntário no abrigo de animais.Escrevi um e-mail pedindo por doações e enviei para os meus contatos.

No dia seguinte, eu, um amigo e duas veterinárias fomos ao abrigo de cães de Teresópolis. Levamos algumas doações e passamos o dia ajudando. Eram mais de 400 cães e outros continuavam chegando. Difícil manter tudo limpo e organizado - mas o pessoal estava se esforçando. Fiquei surpresa em ver a enorme quantidade de doação que já tinha chegado - nada material faltava no abrigo. Faltava um espaço mais adequado, faltava arrumar novos lares para todos aqueles animais, faltava um pouco de chefia e organização - mas não faltava doação. Foi bonito ver o dono reencontrando o seu labrador perdido na noite da enchente, todos felizes, choro. Triste ver alguns animais doentes - em especial uma mestiça de poodle que sofreu um traumatismo em coluna e que tinha perdido a movimentação dos membros posteriores e ainda sentia bastante dor. Bonito ver tantos tentando ajudar. Triste ver tanto animal perdido.

Tinha deixado o celular em casa. Na volta uma surpresa; muitas ligações de pessoas querendo doar. Meu e-mail, não sei bem como (marido diz: Internet é assim mesmo, tá achando que é brincadeira!?), tinha sido publicado no blog da Cora Ronai e a divulgação foi enorme. Mas não foram somente os seguidores da Cora Ronai que doaram - amigos, família, clientes, vizinhos - todos foram muito receptivos ao meu apelo. Muitíssimo obrigada a todos!!!

O próximo passo foi tentar identificar outros abrigos de animais que pudessem estar com necessidades maiores que o de Teresópolis, já visitado. Localizamos, então, o abrigo de São José do Vale do Rio Preto, região muito acometida pela chuva - cenário daquelas imagens chocantes do resgate de uma mulher com seus três cachorros. Ela sobreviveu, os animais foram levados pela correnteza.

As doações foram chegando ao longo do final de semana e já na segunda-feira conseguimos lotar uma pick-up de donativos que seguiu direto para o abrigo de São José. Continuamos recebendo doações ao longo da semana e ontem, quinta-feira, subimos eu, um amigo e duas veterinárias para lá, levando dois carros repletos de donativos - incluindo uma carga especial solicitada pelas veterinárias responsáveis pelo local e comprada com o dinheiro arrecadado das doações: vacinas para todos os animais do abrigo e alguns medicamentos de custo mais elevado. Sobraram, ainda, oito sacos grandes de ração, que estão subindo hoje para o abrigo de Teresópolis no carro de um veterinário amigo.

Para chegar a São José, passamos por áreas muito acometidas e vimos a destruição de perto - a chuva levou tudo o que tinha próximo ao rio... casas pela metade, barreiras, carros retorcidos... cenário de guerra...

O abrigo de animais de São José foi criado e está sendo mantido pelo esforço de duas veterinárias locais, Dra. Renata e Dra. Giselle, e dos voluntários que aparecem diariamente. Ontem estavam com pouco mais de 40 cães e 10 gatos - mas o trabalho de resgate continua e novos animais vão chegando. Por ser menor que o de Teresópolis, está sendo possível oferecer um cuidado mais individualizado a cada animal resgatado e o esquema está funcionando bem. A maioria está bem de saúde, alguns estão feridos e com miíase (bicheira) - mas já em tratamento e bem melhores. Cada animal de lá tem sua história, todo animal de lá busca um novo lar. Claro que não resistimos e voltamos trazendo duas queridas adoções! Eu peguei uma linda gatinha branca para presentear minha mãe e a Ana Claudia uma cadela filhote amarela para presentear a filha.

Hoje eu entro de férias e saio de viagem no início da próxima semana. Já estava planejado antes de tudo isso. Retorno 14/fev. Aos que quiserem continuar contribuindo, favor fazer contato diretamente com os abrigos:


São José do Vale do Rio Preto: http://sosanimaisdesaojose.blogspot.com/ (dêem uma olhada neste blog - sempre que possível elas atualizam com as histórias dos animais e do dia-a-dia do abrigo - disseram que vão postar fotos nossas lá).

Soube que o abrigo de Nova Friburgo também tem necessidade: http://www.combina.org.br/

O abrigo de Teresópolis pede doação de material para a construção de canis: tubo galvanizado industrial 3/4, tela ondulada, 1/2 de polegada de fio10, alambrado Gerdal 1.57, trinco com tramela...

O abrigo de São José precisa de Frontline spray.
Todos os abrigos precisam de voluntários, pessoas para adotar os animais e gente para resgate com carro que entre nas áreas atingidas.

Muito obrigada a todos, beijos,

Sabina

Nenhum comentário: