14.6.10

Twitter: as bandeirinhas da Copa

Perguntinha quase ociosa: adianta escrever sobre qualquer coisa não-Copa do Mundo a partir dessa semana? Digito essas mal tecladas na já distante tarde de quinta-feira, quando vai (ia) ao ar o show de abertura da Copa. No Twitter, que estava devagar quase parando, mesmo quem não estava ligado não tinha outro assunto: “Não estou assistindo a abertura da Copa”, “Saco isso”, “Nem só de Copa se faz o mundo” foram três tuites que pesquei ao acaso. Até o estimado senador Cristovam Buarque (@Sen_Cristovam) entrou nessa: “Não assisti abertura da Copa, muitos me escreveram dizendo q tema foi EDUCAÇÂO. Qual será tema na "Brasil2014"?”

Bom – eu também não sou muito chegada em futebol, mas será que dá para remar contra uma corrente dessas? Não, não dá. E assim me pus a agitar bandeirinhas feito todo mundo fazia por lá – isso, claro, sempre que a indefectível baleia dos dias muito movimentados dava uma chance.

As bandeirinhas são a parte visual de um novo termo: hashflag, composta do símbolo hash (#) e da palavra flag (bandeira). A hashflag é prima-irmã das hashtags, aquelas etiquetas que sublinham os assuntos relevantes, e que são sempre precedidas de jogo da velha. E que, aliás, já escaparam do ambiente estritamente tuiteiro para marcar as conversas que a garotada tem do lado de cá: #ridículo, #adoooro, #fui, por aí.

Se você quiser enfeitar as suas tuitadas com pequenas bandeiras e até com uma linda bolinha branca e preta, aí está a lista completa das hashflags. Lembre-se: é só usar o jogo da velha seguido das três letras do país. A exceção é a bolinha: #worldcup.

Grupo A
África do Sul: #rsa
México: #mex
Uruguai: #uru
França: #fra

Grupo B
Argentina: #arg
Nigéria: #nga
Coreia do Sul: #kor
Grécia: #gre

Grupo C
Inglaterra: #eng
Estados Unidos: #usa
Argélia: #alg
Eslovênia: #svn

Grupo D
Alemanha: #ger
Austrália: #aus
Sérvia; #srb
Gana #gha

Grupo E

Holanda: #ndl
Dinamarca: #den
Japão: #jpn
Camarões: #cmr

Grupo F
Itália: #ita
Paraguai: #par
Nova Zelândia: #nzl
Eslováquia: #svk

Grupo G
Brasil: #bra
Coreia do Norte: #prk
Costa do Marfim: #civ
Portugal: #por

Grupo H

Espanha: #esp
Suíça: #sui
Honduras: #hon
Chile: #chi


(O Globo, Revista Digital, 14.6.2010)

Nenhum comentário: