21.6.10

Como se livrar das vuvuzelas



Segundo a Fifa, barulho também é cultura – de modo que continuamos, todos, a sofrer com o infernal barulho das vuvuzelas. Todos? Não! Uma pequena aldeia na Gália, digo, uma grande tribo na internet, resiste bravamente. Já há filtros especiais para o som das vuvuzelas online, e diversas receitas caseiras para filtrar aquele barulho infernal nas transmissões de televisão. Basta dizer que googlando “vuvuzela filter”, com aspas, encontram-se 121 mil resultados; sem aspas são 450 mil.

O truque mais simples, que pode ser usado em qualquer aparelho, por humilde que seja, é ir às configurações de som e baixar os agudos ao máximo. Isso não elimina o som das vuvuzelas, mas remove a parte mais irritante das suas freqüências.

Outro jeitinho básico, que vale para os sistemas surround, é diminuir o volume nas caixas laterais e aumentar o som na caixa frontal. É que as laterais reproduzem o ambiente do estádio em geral, ao passo que a frontal fica com os comentaristas.
Nos aparelhos mais sofisticados, as configurações de som mostram equalizadores gráficos que permitem ajustar a gosto as diversas freqüências. Aí é só bloquear as freqüências de 465Hz e 235Hz, que é onde atuam as insuportáveis cornetas. Não posso dar um depoimento pessoal a respeito da eficácia do esquema porque a minha TV não chega a tanto, mas acredito no Lifehacker, um competente site de soluções simples para problemas complexos. Os anglo-parlantes podem acessar a página em http://bit.ly/dhpy9N.

Pedi ao meu amigo Tom Taborda que me explicasse os equalizadores – gráficos ou não -- e freqüências um pouco melhor:

-- Os equalizadores realçam ou abafam determinadas frequências sonoras, -- disse ele. – Quando a gente “limpa” um long-play antigo, os equalizadores entram em ação nas frequencias onde atuam os chiados dos arranhões. Já as frequências são medidas em Hertz (Hz), 'vibração por segundo'. Nossa audição vai do grave 20Hz (20 vibrações por segundo) até o agudo 20.000Hz = 20kHz. Aliás, à medida em que envelhecemos, perdemos a capacidade de perceber os sons mais agudos. Lembra daquele ringtone que fez sucesso há alguns meses, e que era ouvido só por adolescentes? Era por aí.”

Mas, como tem louco para tudo, há quem esteja fazendo sucesso com... o barulho das vuvuzelas! Para surfar pela web ouvindo a trilha sonora da Copa, é só acessar http://www.vuvuzela-time.co.uk/, e digitar na caixa de diálogo o endereço do site desejado.

(Antes que alguém se assuste desnecessariamente com a ilustração dessa página, esclareço: o jogo “Vuvuzela Hero – Legend of Africa” não existe. O pôster foi feito como distração pelo designer Olybop, fez o maior sucesso e foi parar no Boing Boing. A torcida geral é para que jamais venha a ser lançado.)


(O Globo, Revista Digital, 21.6.2010)

Nenhum comentário: