2.6.10

Nota de esclarecimento da Suipa

Rio de janeiro, 31 de maio de 2010

Em razão de informações infundadas e distorcidas, publicadas pela imprensa na última semana sobre o nosso trabalho, a Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa) se manifesta publicamente em defesa de seu trabalho construído com base na transparência e no amor pelos animais e em respeito aos seus associados e comunidade.

Ressaltamos que somos uma associação civil, portanto sem fins lucrativos. Possuímos 13.000 associados que contribuem com doações e que não recebemos qualquer tipo de verba da esfera pública para a manutenção da SUIPA.

Esclarecemos:

1. Sobre a superlotação

Atualmente, a Suipa abriga 3500 animais, entre cães e gatos e outros animais. Todos os dias acolhemos cerca de 40 animais carentes que nos são entregues nas mais diversas condições de saúde. A entidade se recusa a parar de receber os animais carentes, deixando os desabrigados em uma situação ainda pior. Por sua filosofia e por força do seu estatuto, a Suipa jamais se dará ao luxo de definir o destino de um animal, negando-lhe abrigo e comida, largando-os à própria sorte.

Nossas instalações necessitam de reformas e de ampliações que, por sua vez, dependem de doações e trabalho voluntário.

A questão da superlotação é conhecida pelo Ministério Público desde 2004, que reconheceu a Suipa como “... uma entidade privada, cuja atividade deveria apenas complementar o serviço que deveria ser prestado pelo governo.”, assinalando ainda que (a Suipa): “Exerce relevantes funções para o desenvolvimento da saúde pública e tratamento de animais, como atendimento clinico e cirúrgico, raio-x, laboratório de análises clínicas, canis de internação, cremação de animais mortos, castração e vacinação gratuita. Assim, exerce papel fundamental na cidade do Rio de Janeiro que possui elevado número de cães e gatos abandonados em vias públicas.”

2. Sobre maus tratos e mortandade

Os animais da Suipa não sofrem maus tratos, mas dependem, sim, da saúde financeira da entidade e das doações. Lutamos e fazemos o melhor que podemos para dar dignidade e alento aos animais que sofrem maus tratos a serem abandonados nas ruas, sendo que para muitos, conseguimos um lar. No entanto, infelizmente, outros não possuem tanta sorte em razão das péssimas condições de saúde e inanição que nos são entregues (82% deles).

Devido às más condições de saúde e estágio avançados de doenças, a mortandade entre os animais recém chegados à Suipa alcança, sim, a 90%, sendo que 50%, são de filhotes e recém nascidos. Estes são casos que não podemos reverter, independentemente de nossos esforços.

3. Sobre desvio de verbas

A Suipa desconhece o desvio de R$ 324 mil citados pela representante do Ministério Público nas entrevistas aos meios de comunicação. A entidade, inclusive, não compreende como a promotora chegou a este valor.

A Suipa, no entanto, reserva-se ao direito de realizar ações de emergência para salvaguardar seus animais. No dia 13.04.2009, registramos em cartório a necessidade de saque de R$ 112.000,00, valor destinado integralmente à compra de ração, medicamentos e dívidas com fornecedores.

4. Sobre as despesas

A despesa para a manutenção dos cerca de 3500 animais é enorme. Consumimos cerca de 37 toneladas de ração mensalmente, sem contar os gastos com medicamentos e materiais de limpeza. Cabe destacar que todos os 155 empregados da Suipa são assalariados e registrados em Carteira, tal qual determina a lei. Dentre estes, temos um quadro com 30 veterinários, nenhum deles em caráter voluntário.

Regularmente, faz auditoria interna com Auditores Independentes e, no dia em que foi efetuada a fiscalização na SUIPA pelo Ministério Público, a promotora ficou conversando com o auditor, particularmente, por cerca de trinta minutos.

Gostaríamos de agradecer o apoio e a confiança de nossos associados que, na última semana, nos enviaram mais de mil mensagens de apoio, por meio de telefonemas, emails e até pessoalmente.

A Suipa apoia o dever do Ministério Público de proteger a sociedade e reconhece sua seriedade. No entanto, também entende que a instituição não deve deixar-se levar por críticas pessoais e muito menos por informações infundadas, já que a SUIPA sempre esteve aberta ao diálogo e aos esclarecimentos que lhe foram solicitados.

Cordialmente,

Izabel Cristina Nascimento
Presidente da Suipa
(21) 3297-8777
www.suipa.org.br

Nenhum comentário: