15.6.10

O caso dos queijos

Ontem eu perguntei à turma do Twitter como conservar queijo Minas -- se jogo fora aquela água, ou se devo usá-la para guardá-lo. Recebi muitas informações interessantes (a maioria recomenda jogar o soro fora) e, no meio, um utilíssimo link para o site da ABIQ – Associação Brasileira das Indústrias de Queijo, com instruções para conservação dos tipos mais comuns de queijo. Vejam o que eles recomendam:
"Queijos com soro: (Minas Frescal) O consumidor deve tirá-lo da embalagem, escorrer todo o soro, embrulhar o produto em filme plástico e guardá-lo num recipiente. Esses pequenos cuidados evitam o aparecimento de leveduras na casca, que deixam o queijo com aspecto de melado, diminuindo sua validade.

Queijos em pedaço s/soro: (Mussarela, Prato, Provolone, Parmesão, Gorgonzola, Cheddar, Gouda) – A dona de casa deve sempre após o uso embrulhar o produto com filme plástico ou papel alumínio para diminuir o contato com o oxigênio, evitando assim o ressecamento da massa e o aparecimento precoce de bolor.

Queijos em fatias s/soro: (Fatiados tipo Prato e Mussarela) – Devem ser mantidos em potes fechados e consumidos no máximo até três dias após serem fatiados.

Queijos cremosos: (Requeijão) – Devem ser mantidos fechados nas embalagens originais e consumidos no prazo estabelecidos pelo fabricante.

Queijos de mofo branco: (Brie, Camembert) – Devem ser conservados embrulhados no próprio papel da embalagem, que já é especial para a melhor conservação."

Nenhum comentário: