15.9.03



Jorma Olilla: o poder da imagem

Jorma Olilla, o legendário CEO da Nokia, passou pelo Brasil na semana passada. Falou com políticos e empresários, naturalmente, mas reservou espaço na agenda para uma coletiva em que anunciou a nova estratégia da empresa para a America Latina, que pode ser resumida em duas palavras: Vamos nessa!

A região é fundamental para a Nokia - e para a concorrência também. Afinal, é um dos maiores mercados potenciais do mundo, com apenas 20% de usuários de telefonia móvel. Imagina-se que, em cinco anos, ele possa aumentar 50%, passando para 170 milhões de assinantes - números inimagináveis em mercados consolidados como Europa e Estados Unidos, por exemplo.

-- A Nokia estima que mais de 80% do crescimento da base global de usuários de telefonia móvel virá, ao longo dos
próximos cinco anos, dos mercados emergentes - diz Olilla.

Para que isso aconteça, porém, algumas coisas devem acontecer. A principal delas é (preciso dizer?) a diminuição do custo das telecomunicações, ainda caríssima para a maioria da população -- e, aliás, para a minoria também. A minha impressão é que a base da estratégia da Nokia é a catequização de operadoras e governos para a criação de condições mais "amigáveis", digamos assim, para o uso de telefones que transmitem apenas voz - ao contrário das
gracinhas tão cobiçadas que tocam música, tiram fotos e mandam recadinhos. Em suma: aqueles aparelhos básicos, tão importantes para os consumidores sem bala na agulha.

No outro extremo, está a oferta de unidades cada vez mais irresistíveis. Jorma Olilla -- que carrega no bolso um 3650 -- acha que a imagem já está plenamente integrada à comunicação móvel. Tanto que -- à exceção dos modelos básicos de voz e dos TDMAs, que não suportam mensagens multimídia -- todos os novos modelos da Nokia vêm com câmeras embutidas. O caminho é esse, sem dúvida: no celular, uma imagem vale mesmo por mil palavras.

Tudo sobre blogs!

Na próxima quinta-feira, dia 18, às 20hs, Elis Monteiro vai estar no "Vida Digital", no Rio Design Barra, explicando como criar e manter um blog. Vale lembrar: a Elis, para quem a conhece apenas daqui, está por trás do excelente "Par Elis", um dos grandes points da blogosfera BR.


Fotolog da semana: Eirasi

Há um grupo de islandeses ótimos no Fotolog. São todos simpáticos e ótimos fotógrafos: vai ver, é alguma coisa na água que bebem. Na semana passada, um deles, o engenheiro e alpinista Einar Ragnar Sigurdsson (Eirasi, para os fotologueiros) capturou um dos mais lindos arco-íris de todos os tempos, conforme vocês podem ver aí em cima. Mas vejam mais, indo visitá-lo em <www.fotolog.net/eirasi>.

(O Globo, Info etc., 15.9.2003)

Nenhum comentário: