24.9.03





Há muito tempo eu não lia nada tão estapafúrdio quanto a matéria da BBC BR sobre gatos: Parasita de gato altera personalidade de humanos, diz pesquisa. Uma luz vermelha acendeu na minha cabeça assim que alguém me mandou o link; como o Cesar, eu também pensei: "Lá vem boimate!"

O boimate, vocês lembram? foi uma pegadinha de Primeiro de Abril em que a Veja caiu legal: um cruzamento de boi com tomate, excelente para molho à bolonhesa.

Mas, estranhamente, a BBC BR dá a notícia como coisa séria. Fui clicando em marcha-ré para ver se a história estava mesmo na página da BBC, ou se seria um hoax plantado num lugar diferente; o pior é que está lá sim, com chamadas em todas as outras páginas.

Seria uma tradução equivocada? Fui ao site da BBC UK, na Inglaterra, em busca do original. Lá, porém, não consegui encontrar nada a respeito do assunto. Pode ser que eu não tenha procurado direito, mas juro que revirei tudo com gosto e... neca! Bom, como costuma dizer o Marcito, o que só existe no Brasil e não é jabuticaba, é besteira.

E, dessa vez, besteira da grossa. Vejam o primeiro parágrafo:
"Os dados emergem de pesquisas de universidades britânicas, tchecas e americanas feitas em torno do Toxoplasma gondii, um protozoário que existe em quase toda a população de felinos."

Numa única frase, duas falhas gravíssimas. Para começo de conversa, só carregam o toxoplasma gondii gatos que se alimentam de ratos e que tenham, por acaso, comido um rato infectado. Gatos de apartamento estão totalmente fora dessa. Então, "quase toda a população de felinos" onde, cara pálida?!

Depois, as tais pesquisas não foram feitas em "universidades britânicas, tchecas e americanas", mas apenas na Universidade Charles, de Praga. E têm muito pouco a ver com o que está na "reportagem". O estudo tenta retomar uma velhíssima -- e já descartada -- teoria que liga a esquizofrenia à toxoplasmose.

(Acho que toda vez que algum "cientista" está sem assunto, desencava uma teoria aposentada, dá-lhe uma espanada básica e um banho de loja, e liga para um "jornalista" sem desconfiômetro.)

Acontece que a esquizofrenia é das doenças mais regulares do planeta. Ela afeta 1% da população em qualquer população, em qualquer parte do mundo. É, aliás, uma doença fascinante, do ponto de vista de estudos sociais. Poucas se prestam a tantas conclusões erradas e tantas demonstrações de preconceito; mas isso é outra história.

Conversem com um especialista em doenças infecciosas, e vocês verão que essa regularidade, esse 1% afetado, em qualquer hemisfério ou quadrante, está muito longe de ser o padrão de uma doença infecciosa. Portanto, alguém que ainda esteja batendo nessa tecla está, pelo menos, desatualizado.

O estudo, pelo que eu pude ver -- e ao contrário do que dá a entender a BBC -- não tem nenhuma pretensão de revolucionar o mundo. É só uma pensata. E ruim. O fato de alguém ser "cientista" ou "pesquisador" não faz desse alguém, automaticamente, uma pessoa inteligente e séria. Ou bem intencionada.

Além disso, um "pesquisador" ou "cientista" pode escrever sobre o que bem entender. O que não pode é um jornalista, numa rede supostamente séria como a BBC, "comprar" a primeira teoria idiota que encontra pela frente, transformar perguntas em afirmações e, de quebra, usar "quase toda a população de felinos" como bode expiatório.

Os gatos já são vítimas de preconceitos demais para que se faça isso com eles! Quem acompanha este blog já leu, aqui, uma série de histórias de horror; elas são a ponta do iceberg da desumanidade para com esses bichinhos.

Para mim, essa cretinice da BBC não é apenas uma matéria sensacionalista e mal apurada; é um verdadeiro crime.

Eu volto ao assunto na quinta-feira, lá no jornal.

Nenhum comentário: