24.5.10

MMS: vida de caranguejo



Na semana passada, falei de uns pequenos tesouros com que tenho brincado – o Nokia N97 Mini, os Motorolas Dext e Milestone, o Blackberry lilás e bonitinho que parece um brinquedo. Todos são aparelhos cheios de qualidades e de potencial. Infelizmente, para que seus recursos possam ser plenamente aproveitados, dependem das operadoras de telefonia celular – e é aí que a porca torce o rabo.

No momento, por mais que tente, não consigo fazer algo simplíssimo, que fazia ainda outro dia sem qualquer dificuldade. Atualizar o blog com fotos, em tempo real, virou uma dificuldade sem precedentes; parece que, em vez de andar para a frente, a prestação de serviços das operadoras anda para trás.

Tenho dois simcards que uso regularmente, um da Claro, outro da Vivo. O da Claro mora no N97, o da Vivo no Milestone. A escolha não é aleatória. Prefiro o N97 como câmera, e preciso dele para enviar MMS. O Milestone, em compensação, é uma excelente ferramenta para acessar a internet, coisa que a Vivo faz, de fato, muito bem.

Bom – de uns tempos para cá, a minha conexão Claro simplesmente se recusa a enviar MMS. No começo isso acontecia randomicamente. De cada três imagens enviadas, uma, se tanto, seguia para o seu destino, embora o celular informasse que todas haviam, sim, sido enviadas. Agora nenhuma chega mais. Cheguei a duvidar da competência do telefone (o N97), e troquei os simcards. Também não consegui enviar nada pelo Milestone.

Tentei, na seqüência, usar a Vivo como transmissora de imagens. Fracasso ainda maior.

Vocês vão perguntar: mas há maior fracasso no mundo MMS do que não conseguir enviar a foto? Por incrível que pareça, há sim. A Vivo também não consegue transmiti-la – mas, para piorar a situação, transmite, sem qualquer problema, um letreiro enorme, amarelo: “Conteudo enviado do meu celular Vivo”.

Tem mais. O texto original, enviado pelo usuário e não pelo celular, sai inteiramente sujo, conforme vocês podem ver na foto. Para culminar, assim que chega ao Blogger, esta verdadeira onda de poluição simplesmente tira o resto do conteúdo do ar. Se alguém acessar o blog depois que uma mensagem Vivo for enviada, nada encontrará lá além do post esdrúxulo que informa que algo (que não se vê) foi enviado de um celular Vivo.

O que fazer?

Colegas blogueiros recomendam enviar fotos pelo Gmail. É assim que têm conseguido driblar a incompetência das operadoras. Mas isso, sinceramente, não é solução. O MMS – Multimedia Message System – foi desenvolvido para facilitar o envio de mensagens que vão além do texto. O custo é menor e a praticidade muito maior.

De qualquer forma, se fosse apenas este retrocesso, eu nem me incomodava tanto. Acontece que nem emails tenho conseguido enviar pela Claro. Pela Vivo, de cada dois enviados, chega um – embora a conta seja sempre inteira e redondinha.

Já fui usuária de Tim e de Oi. A Tim era ótima – mas não pegava dentro da minha casa. E a Oi, que pegava, não pegava, por sua vez, na metade dos cantos por onde eu andava.
Meu próximo passo será comprar uns pombos-correio e treinar os gatos no uso do Blogger.

Talvez seja difícil administrar os bichos num primeiro momento, mas será com certeza mais fácil do que resolver os problemas com as operadoras.


(O Globo, Revista Digital, 24.05.2010)

Nenhum comentário: